O 3° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – PEMCC, promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, acaba de divulgar a shortlist com as marcas finalistas da iniciativa. Ao todo, entre empresas e agências de comunicação, que participaram inscrevendo projetos ou apoiando clientes, 51 integram a lista. A revelação dos ganhadores em cada uma das 19* categorias da premiação será feita em 27 de maio, em evento presencial, no Teatro CIEE, em São Paulo, capital.
O Prêmio promove criatividade e inovação, sendo o único a valorizar o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes da Comunicação Interna que, aliados ao RH, desenvolvem narrativas de valor para suas empresas, seus colaboradores e para a sociedade. Foram quase 200 cases inscritos.
Os projetos passaram por um júri qualificado, composto de mais de 50 integrantes. As categorias envolvem temas considerados estratégicos para as companhias, tais como ESG, Diversidade e Inclusão, Employer Branding, Employee Experience, Liderança Comunicadora entre outras.
Além dos resultados alcançados, a análise leva em conta os canais escolhidos, a originalidade das ideias e a criatividade aplicada na construção das iniciativas voltadas à comunicação com os colaboradores.
No evento de premiação, além de troféus, placas e certificados concedidos aos premiados, conforme a colocação (considerando-se até o 5° colocado de cada categoria), também serão entregues os troféus “Marca Destaque do Ano” – para a marca que mais conquistar premiações; e “Agência Destaque do Ano” – para a agência mais premiada.
Benchmark reconhecido
Organizadores e participantes consideram que a premiação, ao valorizar as melhores práticas de comunicação interna, aliadas à gestão de pessoas, gera um círculo virtuoso, imprimindo cada vez mais qualidade a ações cada vez mais estratégicas para as companhias.
Segundo Márcio Cardial, publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, e diretor do CECOM, o reconhecimento do mercado sobre a premiação já é evidente, e também a oportunidade de networking e benchmarking criada com a iniciativa já é estabelecida: “A conquista é um reconhecimento do público da área, das agências e fornecedores e também de toda equipe que trabalhou para a consolidação dos projetos”, explica o executivo.
Pedro Ramos, head do PEMCC, enfatiza a evolução positiva da premiação: segundo o executivo, a cada ano, novas marcas se inscrevem e, com o melhor entendimento das dinâmicas do projeto, ampliam suas chances inscrevendo mais cases em mais categorias. “O número de cases até a etapa das inscrições regulares já havia superado o mesmo período da edição 2024. Sendo assim, o prêmio está se consolidando a cada ano, tornando-se uma referência no mercado, com o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna.”
Para Marcela Porto, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Suzano, companhia reincidente no PEMCC, a premiação é importante para “promover as trocas entre as empresas”, Além disso é importante para “fortalecer culturas e ferramentas de comunicação interna”, destacou a executiva por ocasião da primeira participação da Suzano no projeto.
“Em 20 anos de profissão, foi a primeira vez que eu vi uma premiação do setor com categorias tão diferentes. É sempre bom valorizar nossos processos em um mercado que não tem iniciativas como Cannes, como na publicidade”, destacou, por sua vez, Bruno Borges, Gerente de Campanhas e Programas de Relacionamento com o Público Interno da Petrobras, outra empresa veterana no PEMCC, participante desde a primeira edição, ocasião deste depoimento.
A premiação vai além do reconhecimento de boas práticas: celebra a coragem de inovar, de criar novas formas de engajar e transformar culturas. É esse impulso que torna a comunicação interna uma força viva e estratégica dentro das organizações.
Tempo de celebrar e aprender
O evento presencial de premiação é exclusivo para as marcas finalistas, seus convidados e executivos interessados no tema do PEMCC. Os ingressos individuais custam R$ 385,00 e podem ser adquiridos com Pedro Ramos ou Beatriz Figueiredo:
pedro.ramos@ revistacomunicacao.com.br
beatriz.figueiredo@revistacomunicacao.com.br
A quarta edição do Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, criado na esteira da premiação, será híbrida. Espaço de discussões sobre o estado da arte da comunicação interna, o evento terá três painéis presenciais, reunindo lideranças e especialistas no setor, também no dia 27 de maio, no Teatro CIEE, a partir das 14h, antes da premiação. O evento é gratuito, com inscrições pelo link https://bit.ly/3YAi73C.
A costumeira versão on-line, será nos dias 2 e 3 de junho, também gratuita, com inscrições no link https://bit.ly/FEMCC4.
* No regulamento constam 20 categorias, sendo uma delas a “KPIs de Efetividade”, para a qual não houve case com média satisfatória, como pode ser conferido na listagem a seguir.
As marcas e agências de comunicação que integram a shortlist, nas respectivas categorias são (ver, também, imagem para download, abaixo):
Pilar Temas | Categorias: |
Diversidade, Equidade e Inclusão |
Carrefour do Brasil | Álamo Comunicação |
CCR | P3K |
Sebrae |
Tereos Açúcar e Energia Brasil |
Transpetro |
Employee Experience |
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI |
Banco Santander Brasil |
Nissan do Brasil |
Sólides |
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação |
Employer Branding |
Amil |
Esporte Clube Pinheiros |
Petrobras |
Suzano |
Transpetro |
ESG |
Grupo Marista | Clima Comunicação |
HDI Seguros | TalentComms |
Tereos Açúcar e Energia Brasil |
Transpetro |
Votorantim Cimentos |
Felicidade Corporativa |
HDI Seguros | TalentComms |
Petrobras |
Porto Sudeste do Brasil |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Memória Organizacional |
CCR | P3K |
Esporte Clube Pinheiros |
Multiplan Empreendimentos |
Natura |
Petrobras |
Tecnologia |
Cogna Educação |
Petz |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Pilar Canais e Meios | Categorias: |
Campanha |
HDI Seguros | TalentComms |
Petz |
Suzano |
TOTVS (1) |
TOTVS (2) |
Digital |
Atlas Eletrodomésticos |
Grupo Aço Cearense |
Petz |
Sotreq |
Evento |
Alelo |
Fundação São Francisco Xavier |
Mercado Livre |
Natura |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Gestão de Crise |
Banco do Brasil |
CCR |
CIEE RS |
Kimberly-Clark |
Volkswagen do Brasil |
KPIs de Efetividade |
Nenhumdos cases inscritos atingiu a nota mínima de 7,00, resultando na ausência de finalistas. |
Liderança Comunicadora |
Banco Santander Brasil |
Grupo Marista |
HDI Seguros | TalentComms |
Santista Têxtil |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Pesquisa |
Museu Paulista – USP | Supera Comunicação |
HDI Seguros | TalentComms |
Novelis | Clima Comunicação |
Propósito de Marca |
CCR |
HDI Seguros | TalentComms |
Kellanova |
Manhucar Comércio Exterior |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Relacionamento com Influenciadores Internos |
Amil |
Fundação São Francisco Xavier |
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI |
Syngenta | Giusti |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Veículo Corporativo |
Atacadão | Álamo Comunicação |
CCR | P3K |
Tecnobank |
TOTVS |
Vale | Oliver Agency Brazil |
Pilar Grandes Ideias | Categorias: |
Revolution |
Alelo |
Petrobras |
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein |
Syngenta | Giusti |
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação |
Feel (A)live |
Banco Santander Brasil |
Grupo Dreamers |
HDI Seguros | TalentComms |
Mercado Livre |
Siemens | Quintal 22 |
Eureka |
CIEE RS |
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein |
Transpetro |

Oferecimento:

