#PEMCC

3° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores divulga seus finalistas

Cases de comunicação interna foram avaliados em 19 categorias

de Jussara Goyano em 22 de abril de 2025
Freepik.com

O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – PEMCC, promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, acaba de divulgar a shortlist com as marcas finalistas da iniciativa. Ao todo, entre empresas e agências de comunicação, que participaram inscrevendo projetos ou apoiando clientes, 51 integram a lista. A revelação dos ganhadores em cada uma das 19* categorias da premiação será feita em 27 de maio, em evento presencial, no Teatro CIEE, em São Paulo, capital.

O Prêmio promove criatividade e inovação, sendo o único a valorizar o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes da Comunicação Interna que, aliados ao RH, desenvolvem narrativas de valor para suas empresas, seus colaboradores e para a sociedade. Foram quase 200 cases inscritos.

Os projetos passaram por um júri qualificado, composto de mais de 50 integrantes. As categorias envolvem temas considerados estratégicos para as companhias, tais como ESG, Diversidade e Inclusão, Employer Branding, Employee Experience, Liderança Comunicadora entre outras.

Além dos resultados alcançados, a análise leva em conta os canais escolhidos, a originalidade das ideias e a criatividade aplicada na construção das iniciativas voltadas à comunicação com os colaboradores.

No evento de premiação, além de troféus, placas e certificados concedidos aos premiados, conforme a colocação (considerando-se até o 5° colocado de cada categoria), também serão entregues os troféus “Marca Destaque do Ano” – para a marca que mais conquistar premiações; e “Agência Destaque do Ano” – para a agência mais premiada.

Benchmark reconhecido

Organizadores e participantes consideram que a premiação, ao valorizar as melhores práticas de comunicação interna, aliadas à gestão de pessoas, gera um círculo virtuoso, imprimindo cada vez mais qualidade a ações cada vez mais estratégicas para as companhias.

Segundo Márcio Cardial, publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, e diretor do CECOM, o reconhecimento do mercado sobre a premiação já é evidente, e também a oportunidade de networking e benchmarking criada com a iniciativa já é estabelecida: “A conquista é um reconhecimento do público da área, das agências e fornecedores e também de toda equipe que trabalhou para a consolidação dos projetos”, explica o executivo.

Pedro Ramos, head do PEMCC, enfatiza a evolução positiva da premiação: segundo o executivo, a cada ano, novas marcas se inscrevem e, com o melhor entendimento das dinâmicas do projeto, ampliam suas chances inscrevendo mais cases em mais categorias. “O número de cases até a etapa das inscrições regulares já havia superado o mesmo período da edição 2024. Sendo assim, o prêmio está se consolidando a cada ano, tornando-se uma referência no mercado, com o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna.”

Para Marcela Porto, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Suzano, companhia reincidente no PEMCC, a premiação é importante para “promover as trocas entre as empresas”, Além disso é importante para “fortalecer culturas e ferramentas de comunicação interna”, destacou a executiva por ocasião da primeira participação da Suzano no projeto.

“Em 20 anos de profissão, foi a primeira vez que eu vi uma premiação do setor com categorias tão diferentes. É sempre bom valorizar nossos processos em um mercado que não tem iniciativas como Cannes, como na publicidade”, destacou, por sua vez, Bruno Borges, Gerente de Campanhas e Programas de Relacionamento com o Público Interno da Petrobras, outra empresa veterana no PEMCC, participante desde a primeira edição, ocasião deste depoimento.

A premiação vai além do reconhecimento de boas práticas: celebra a coragem de inovar, de criar novas formas de engajar e transformar culturas. É esse impulso que torna a comunicação interna uma força viva e estratégica dentro das organizações.

Tempo de celebrar e aprender

O evento presencial de premiação é exclusivo para as marcas finalistas, seus convidados e executivos interessados no tema do PEMCC. Os ingressos individuais custam R$ 385,00 e podem ser adquiridos com Pedro Ramos ou Beatriz Figueiredo:

pedro.ramos@ revistacomunicacao.com.br

beatriz.figueiredo@revistacomunicacao.com.br

A quarta edição do Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, criado na esteira da premiação, será híbrida. Espaço de discussões sobre o estado da arte da comunicação interna, o evento terá três painéis presenciais, reunindo lideranças e especialistas no setor, também no dia 27 de maio, no Teatro CIEE, a partir das 14h, antes da premiação. O evento é gratuito, com inscrições pelo link https://bit.ly/3YAi73C.

A costumeira versão on-line, será nos dias 2 e 3 de junho, também gratuita, com inscrições no link https://bit.ly/FEMCC4.

* No regulamento constam 20 categorias, sendo uma delas a “KPIs de Efetividade”, para a qual não houve case com média satisfatória, como pode ser conferido na listagem a seguir.

As marcas e agências de comunicação que integram a shortlist, nas respectivas categorias são (ver, também, imagem para download, abaixo):

Pilar Temas | Categorias:
Diversidade, Equidade e Inclusão
Carrefour do Brasil | Álamo Comunicação
CCR | P3K
Sebrae
Tereos Açúcar e Energia Brasil
Transpetro
Employee Experience
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI
Banco Santander Brasil
Nissan do Brasil
Sólides
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação
Employer Branding
Amil
Esporte Clube Pinheiros
Petrobras
Suzano
Transpetro
ESG
Grupo Marista | Clima Comunicação
HDI Seguros | TalentComms
Tereos Açúcar e Energia Brasil
Transpetro
Votorantim Cimentos
Felicidade Corporativa
HDI Seguros | TalentComms
Petrobras
Porto Sudeste do Brasil
Vale | Oliver Agency Brazil
Memória Organizacional
CCR | P3K
Esporte Clube Pinheiros
Multiplan Empreendimentos
Natura
Petrobras
Tecnologia
Cogna Educação
Petz
Vale | Oliver Agency Brazil
Pilar Canais e Meios | Categorias:
Campanha
HDI Seguros | TalentComms
Petz
Suzano
TOTVS (1)
TOTVS (2)
Digital
Atlas Eletrodomésticos
Grupo Aço Cearense
Petz
Sotreq
Evento
Alelo
Fundação São Francisco Xavier
Mercado Livre
Natura
Vale | Oliver Agency Brazil
Gestão de Crise
Banco do Brasil
CCR
CIEE RS
Kimberly-Clark
Volkswagen do Brasil
KPIs de Efetividade
Nenhumdos cases inscritos atingiu a nota mínima de 7,00, resultando na
ausência de finalistas.
Liderança Comunicadora
Banco Santander Brasil
Grupo Marista
HDI Seguros | TalentComms
Santista Têxtil
Vale | Oliver Agency Brazil
Pesquisa
Museu Paulista – USP | Supera Comunicação
HDI Seguros | TalentComms
Novelis | Clima Comunicação
Propósito de Marca
CCR
HDI Seguros | TalentComms
Kellanova
Manhucar Comércio Exterior
Vale | Oliver Agency Brazil
Relacionamento com Influenciadores Internos
Amil
Fundação São Francisco Xavier
Banco do Brasil | GECOI-MG DICOI
Syngenta | Giusti
Vale | Oliver Agency Brazil
Veículo Corporativo
Atacadão | Álamo Comunicação
CCR | P3K
Tecnobank
TOTVS
Vale | Oliver Agency Brazil
Pilar Grandes Ideias | Categorias:
Revolution
Alelo
Petrobras
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
Syngenta | Giusti
Unimed – Fortaleza | Supera Comunicação
Feel (A)live
Banco Santander Brasil
Grupo Dreamers
HDI Seguros | TalentComms
Mercado Livre
Siemens | Quintal 22
Eureka
CIEE RS
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
Transpetro

Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail