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As estratégias da comunicação interna

A readaptação da comunicação interna durante a pandemia e as suas estratégias para atingir os colaboradores

de Jussara Goyano em 30 de junho de 2021

A comunicação interna passou por perdas durante o período de pandemia. No entanto, simultaneamente, também passou por ganhos. Como, por exemplo, a consolidação de alguns canais entre os colaboradores e as pesquisas em tempo real.

Felipe Curcio, Gerente de Comunicação para Intel Argentina, Chile e Colômbia, conta que a comunicação precisou passar por uma readaptação, visto que com a chegada da pandemia os colaboradores começaram a trabalhar remotamente, apesar da prática não ser novidade na empresa. “Não começamos do zero, já tínhamos um patamar inicial”, revela Felipe. 

Felipe participou do painel “Mensagem para quem?”, do “Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores”, promovido pela Melhor RH, em parceira com a Negócios da Comunicação, ao lado de Anne Maezuka, Gerente de Comunicação Interna e de Marca Empregadora do Grupo Marista e Luciana Coen, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.

“O desafio agora é manter todo mundo engajado em ambiente puramente digital, então a comunicação com funcionários perdeu parte importante da comunicação física”, aponta Luciana. Segundo Luciana, na SAP Brasil houve um aumento de vídeos e um podcast está para acontecer. Além disso, as pesquisas em tempo real se consolidam no período da quarentena, mais do que as métricas de comunicação usuais. 

Nova cultura

Na SAP Brasil, com a consolidação do home office, ao menos até o dia 31 de dezembro deste ano, está sendo desenvolvida uma nova cultura junto aos colaboradores. “Uma cultura mais baseada na confiança das pessoas, na entrega e também de não estar todo mundo presente. Isso desde que faça o que tem que ser feito”, afirma Luciana. 

Os resultados de pesquisa de clima e resultados de ranking de mercado, mais do que um indicador de newsletter, por exemplo, são os melhores indicadores de comunicação interna, afirma Luciana. “Eventualmente, uma pesquisa de clima traz uma série de coisas que não têm relação só com a comunicação interna, mas o quanto a comunicação interna consegue engajar as pessoas para responderem”.

“O principal ponto da comunicação é aprender a ouvir os empregados, afinal é para isso que a comunicação interna serve”. Felipe ressalta que a comunicação também teve um papel de bem-estar dos colaboradores. ”Buscamos a flexibilidade de horário, ou seja, horas de descanso, um dia para cuidar da saúde mental. Isso faz parte de uma mudança de cultura”. 

Práticas como colocar um “atraso” nas reuniões é essencial para manter colaboradores engajados e mudar a cultura de uma organização. Felipe conta que essas alterações aconteceram, sobretudo, durante a pandemia. 

Indicadores da comunicação interna

“A principal forma de saber o que está funcionando ou não é perguntando, ou seja, por pesquisa”, afirma Felipe. A pesquisa quantitativa, logo após os eventos, é um bom indicador. Assim como a pesquisa de clima organizacional que se chama “Pesquisa de Experiência do Empregado”, em que através de perguntas, a Intel avalia os valores da empresa. 

Além disso, Felipe conta que foi realizado um exercício de grupo focal. “Separamos as pessoas em diversas áreas, separamos de níveis hierárquicos distintos e conversamos. Em um grupo falamos de inclusão, em outro grupo da comemoração do ‘Ano Intel’. E tivemos esses feedbacks qualitativos que nos ajudaram a entender quais são as atividades que vamos continuar fazendo”. 

O trabalho em conjunto com outras áreas, com os colaboradores e com a liderança é fundamental para que a comunicação interna seja eficiente.

Anne ressalta a importância da informação ter chegado ao colaborador, independente de quantos views, likes, comentários, teve. “A informação é para quem? A informação chegou para essa pessoa? Se funcionou, é isso que importa, independente dos números”, finaliza Anne.

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