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Cases premiados valorizam relações humanas

Projetos ilustram boas práticas da comunicação empresarial e estratégias para engajar e aproximar colaboradores e suas famílias

Cases que ilustram boas práticas da comunicação empresarial no sentido de engajar seus colaboradores foram destaque em 25 de abril, com a revelação dos ganhadores do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, do Centro de Estudos da Comunicação (CECOM).

O evento aconteceu em São Paulo, na Unibes Cultural, com presença maciça de lideranças e profissionais de RH e Comunicação, entre finalistas, premiados, suas equipes e convidados – ocasião de celebração e networking.

Entre os projetos premiados, as relações mais humanas, a inovação e o protagonismo entre os colaboradores foram destaque.

Nissan: envolvendo colaboradores e suas famílias

Um dos cases campeões, o da Nissan envolveu campanhas que valorizaram não só a comunicação com colaboradores, mas a relação com eles e suas famílias, divulgando a marca e aproximando pessoas.
Rogério Louro
, diretor de Comunicação Corporativa da empresa, comentando o seu case vencedor “Mundo Mágico Nissan do Brasil – Programa de visitas de família de funcionários ao complexo industrial em Resende, Rio de Janeiro”, avalia que “para toda empresa é muito importante construir uma boa relação com os seus colaboradores, porém, poucos projetos conseguem tocar no coração da família dos funcionários”, o que o seu projeto conseguiu.

“A empresa é uma segunda casa de cada funcionário, já que ele passa muitas horas da semana no ambiente profissional. Assim, se a família entende o que o funcionário faz e conhece o seu local de trabalho, fica mais fácil ela compreender e apoiar o seu dia a dia longe dos parentes”, complementou.

Sobre o nome dado a ação, ele explica que “quando uma simples chapa de aço se transforma em um Nissan Kicks é a mágica acontecendo ali ao vivo na frente deles. Esse projeto fantástico proporciona um momento de extrema felicidade para todas as famílias que têm a oportunidade de participar”.

Sobre o Prêmio, o diretor diz ser “fundamental valorizarmos iniciativas que dão destaques a relação empresas e colaboradores. Está mais do que claro que os funcionários são os melhores embaixadores de qualquer marca e por isso construir uma boa relação com eles é um pilar estratégico para o sucesso do negócio”.

Tecnobank: filhos em ação

Também envolvendo a família dos funcionários em seu projeto premiado, Tecnobank foi vencedor na categoria Felicidade Corporativa com o case “TBKids: a iniciativa divertida da Tecnobank que olhou para os filhos dos colaboradores durante o home office e virou referência em gestão de pessoas para o mercado”.

Para Cristiano Caporici, diretor de Comunicação e Marketing, “a responsabilidade das empresas para com o bem-estar e saúde física e mental das pessoas deve fazer parte dos seus valores”. E complementa: “Quando proporcionamos um ambiente de trabalho saudável, seguro, positivo, afirmativo e que permite às pessoas serem elas mesmas, com suas opiniões, posicionamentos e características, estamos praticando a felicidade corporativa”

Como resultado ele aponta que o TBKids foi um grande sucesso, com impacto positivo não apenas nos filhos dos colaboradores e nos próprios funcionários, mas também no mercado, em geral: “O projeto se tornou um case de sucesso, que inspirou clientes e outras empresas a desenvolverem iniciativas semelhantes. Identificamos aumento de produtividade, satisfação corporativa, reforço de employer branding, redução de turn-over e, principalmente, oportunidade de unir dois elementos que fazem parte do dia a dia de pais e mães: o trabalho com a vida em família”.

Ainda segundo o diretor, “O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Brasil”. Isso porque, sendo um case que ganhou notoriedade no mercado “pode inspirar outras empresas a criar seus próprios projetos internos”.

Vivo: comunicação humanizada

A Vivo venceu na categoria Relacionamento com Influenciadores Internos, com o case “Vivo Creators” destacando em sua comunicação interna o protagonismo, a conexão e o engajamento orgânicos dos colaboradores envolvidos, tornando a disseminação da mensagem corporativa um processo cada vez mais humanizado.

“Cada Vivo Creator – influenciador interno – traz o seu olhar para o tema proposto pela Comunicação Interna e faz uma narrativa do seu jeito, com o seu sotaque e personalidade”, explica César Rua, Executivo Sênior de Comunicação Interna e Digital. “Esta comunicação gera engajamento natural por ser mais espontânea, ser horizontal e por ter representatividade de várias áreas da empresa, regiões do Brasil e tribos.”

Segundo o executivo, desde o lançamento do projeto, os Vivo Creators têm superado todas as expectativas. “Com eles, nos aproximamos mais das pessoas e criamos movimentos internos a partir de temas relevantes para a Vivo.”

Premiada também na categoria Revolution, com o case “Pessoas para Pessoas”, a Vivo estimulou, mais uma vez, com esse projeto, o protagonismo dos colaboradores, oferecendo, ainda um espaço seguro para suas manifestações e posicionamentos.

“Aqui na Vivo temos uma Cultura Digital Colaborativa, na qual convidamos as pessoas a serem quem são e a colocarem as suas ideias. Este protagonismo, que estimulamos no projeto de ‘Pessoas para Pessoas’, não é exclusivo na comunicação. Ele permeia toda as áreas da companhia: protagonismo do indivíduo como condição essencial para que as coisas aconteçam”, conta Rua.

“Além disso, mensalmente, realizamos uma reunião que reúne os times de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Imagem Corporativa. É um momento no qual compartilharmos estratégias, definimos prioridades de projetos e alinhamos juntos como dar ainda mais protagonismo às pessoas/áreas.”

Sobre a criação de um prêmio inédito para este tipo de projeto, como é o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, o executivo destaca: “O mercado estava precisando de premiações com este olhar. Que venham mais edições!”

“É uma oportunidade de reconhecermos as iniciativas e melhores práticas de Comunicação Interna, destacando o papel estratégico da área e evidenciando o quando ela contribui para o negócio de uma companhia.”

Vale: relações pelo mundo e tecnologia

Paula Silvino, Gerente global de Planejamento, Experiências e Comunicação Interna da Vale, fala sobre a importância da comunicação interna para o engajamento dos colaboradores, além da relação da empresa com as plataformas capazes de promovê-lo. A empresa foi campeã na categoria Tecnologia com o case “Yammer na Vale”.

“A comunicação interna é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Prover canais realmente acessíveis a todos, nos comunicar de forma genuína, inclusiva e transparente, e trabalhar ações de reconhecimento fazem com que os empregados se sintam respeitados, valorizados e renovem suas escolhas de pertencer a empresa”, comenta a executiva.

“Criar espaços de diálogo e de troca também são iniciativas que a comunicação interna pode colaborar e que são essenciais para reforço do orgulho de pertencer. O público interno é o coração da empresa e tem que estar no centro de nossa estratégia”, completa.

Paula destaca o grande desafio de conectar os colaboradores, espalhados em lugares remotos e áreas industriais. “Como o acesso a meios digitais ainda é uma barreira, investimos em projetos para incluir digitalmente empregados operacionais. Estamos em uma jornada de transformação cultural e o engajamento de todos é muito importante.”

A rede social interna da empresa (Yammer / Viva Engaje) também faz parte desse programa de engajamento e conectividade dos empregados operacionais, segundo a Gerente Global. “Quando implantamos essa ferramenta na Vale havia dúvida sobre a força desse canal, mas hoje entendemos o quanto ela é potente. A rede social interna dá voz aos colaboradores.”

Hoje os colaboradores interagem com colegas do mundo todo, com seus líderes, compartilham ideias e projetos, podem trocar até com o presidente. “A tecnologia possibilita que saiamos da comunicação 2.0 e viremos curadores, além de empoderar os colaboradores como embaixadores internos”, ressalta Paula.

Sobre o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Paula o destaca como oportunidade de interação. “Foi maravilhoso o surgimento dessa plataforma de troca de aprendizado da Melhor RH”, entende a executiva. “Um movimento muito importante para o mercado que ressalta a importância da comunicação interna. Participar do prêmio, ser inspirado por outros colegas e ter ganhado na categoria de tecnologia nos deixou muito felizes.”

Natura &Co: auxiliando nas decisões

A Natura &Co venceu na categoria Campanha, com o case “Voto consciente: uma campanha pelo exercício da cidadania”. O tema do projeto seria apenas um reflexo da cultura da companhia, segundo Michel Blanco, Head de Reputação e Comunicação Corporativa.

“A Natura e as empresas que fazem parte de Natura &Co América Latina sempre valorizaram as pessoas e as relações”, lembra o executivo. “Somos um grupo que se propõe a trazer impacto positivo para toda a nossa rede — rede essa formada pelos nossos consumidores, colaboradores e por mais de um milhão de Consultoras de Beleza Natura e Representantes da Beleza Avon que atuam no Brasil.”

De acordo com Blanco, a Natura também sempre teve como uma de suas crenças a diversidade. “Acreditamos que, quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. E isso não deveria ser diferente na política”, pontua.

“Nós prezamos pelo exercício ativo e participativo da cidadania de todos os nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Consideramos relevante um diálogo republicano, respeitoso e apartidário entre empresas, governos e sociedade civil, conduzido de maneira permanente, sejam quais forem os governantes legitimamente escolhidos para a construção do desenvolvimento econômico e socioambiental justo e sustentável.”

Além disso, “votar é um exercício de cidadania que nos conecta aos nossos direitos e a um mundo mais próximo do que desejamos”, recordou o executivo.

Sobre a pŕemiação, Blanco afirma ser gratificante conhecer o que outros colegas e o que outras empresas têm feito. “Iniciativas como o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores nos dão uma oportunidade incrível de conhecer cases de qualidade e de trocar experiências, aprender juntos e evoluir nossas práticas como comunicadores.”

Suzano: escolhendo e aprimorando canais

Para Marcela Porto, Diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Suzano, a comunicação interna tem papel fundamental para a sustentação do propósito de uma companhia. “Para nós, o propósito de uma organização ou marca não é algo que se cria. É algo que se revela, que se identifica a partir das pessoas que fazem parte daquela empresa ou que estão conectadas a ela, especialmente os colaboradores e colaboradoras”, entende a executiva.

Ela explica que o público interno tem um papel prioritário neste processo. “Os times são ouvidos durante as escutas para coletar informações e percepções, são os primeiros a conhecer o propósito na etapa de revelação, e vivenciam e reverberam o propósito no dia a dia. E toda essa jornada envolve necessariamente a comunicação interna. É por meio dela que garantimos que o conceito faça sentido para toda a organização e que cada colaborador(a) se sinta realmente representado e inspirado por ele.”

Foi com esse ideal que a empresa ganhou o PEMCC nas categorias Veículo Corporativo e Propósito de Marca. Para que os cases acontecessem, “muitos de nossos(as) líderes foram ouvidos no início do processo, participaram dos grupos de discussão e acompanharam ativamente todas as etapas”, conta Marcela.

No momento da revelação do propósito, eles foram os(as) primeiros(as) a conhecê-lo e abraçá-lo “para que pudessem vivenciá-lo ainda mais e contribuir com toda a disseminação e sustentação do conceito dentro e fora da companhia”, explica a executiva.

“A liderança da Suzano teve envolvimento direto na revelação do propósito, assim como nosso CEO e áreas parceiras, como G&G.”

No caso das ações relacionadas a veículos corporativos, Marcela dá a receita de sucesso: “Para sermos assertivos é preciso unir as necessidades de comunicação da companhia com os interesses dos colaboradores e colaboradoras, usando a abordagem e linguagem adequadas, no veículo correto e momento certo”. Para ela, além de consultar o público interno, é importante monitorar a efetividade dos canais por meio de métricas e, sempre que necessário, rever o modelo adotado.

Sobre o Prêmio Empresa que Melhor se Comunicam com Colaboradores, a executiva destaca: a iniciativa é extremamente importante. “Apesar de todo o avanço que temos observado na comunicação interna nos últimos anos, ainda sinto que há muito espaço para ampliar a sua visibilidade. Parabéns aos(às) organizadores(as) pela iniciativa e que o Prêmio se fortaleça a cada ano, engajando ainda mais empresas para compartilharem seus trabalhos!”

LATAM Airlines: comunicação em tempos de crise

A LATAM Airlines venceu na categoria Gestão de Crise, com o case “Canais do CEO como estratégia para uma cultura de transparência”. Quando questionado sobre os desafios enfrentados com o projeto, e em especial, num setor como o da aviação, Caio Ferracina Paulino, Coordenador Sênior de Comunicação Interna e Endomarketing, se recorda dos pontos positivos. O primeiro, no início da campanha, quando a COVID-19 se instalou pelo mundo, e a companhia intensificou um trabalho frequente de cuidar de suas pessoas, informando e comunicando para tranquilizá-las. Foi quando percebeu que a forma como a empresa lidava com aquela calamidade era inovadora.

“Naquele momento, comentei com a minha equipe: ‘vamos criar uma planilha e catalogar tudo o que será comunicado’, e ao ser perguntado o porquê, minha resposta foi: ‘Porque vamos fazer história e ganhar prêmios'”, lembra Paulino.

Outro ponto positivo foi ver que os canais do CEO surgiram de forma natural e orgânica. “Muitos pensam que tudo saiu da minha cabeça, líder da área, mas não: nosso CEO começou a gravar os vídeos porque simplesmente eles eram necessários, e ali sabíamos que estava nascendo algo que vinha para ficar e se consolidar”, narra o executivo.

Paulino conta que Jerome Cadier, o CEO, é um grande comunicador, o que, em sua opinião, “encurta”caminhos em pensar nas melhores estratégias. “Mas ao mesmo tempo nos desafia a entregar o melhor, desde um simples vídeo feito pelo celular no meio da ‘hibernação’ da nossa operação a um programa ao vivo para nossos 18 mil colaboradores”, destaca.

“Os desafios de gestão de crise no setor de aviação são constantes, é evidente. Mas costumo ressaltar duas coisas em palestras e conversas com colegas: muitas companhias aprenderam ‘na dor’ o valor da Comunicação para seus empregados, na pandemia, pois não tinham uma cultura de comunicação estabelecida e consolidada.”

Enquanto isso, “outras aprenderam ‘no amor’, e puderam dedicar seus esforços em cuidar, informar, orientar e engajar seu público interno, pois já havia canais, campanhas, apoio da liderança e credibilidade aprovados e reconhecidos”.

Para Paulino, a LATAM e o setor aéreo como um todo foram o lugar certo e a hora certa para um profissional de comunicação estar. “Não podemos romantizar a crise, mas também não podemos perder oportunidades, e estar nesta companhia nos permitiu criar e fazer história”, entende o executivo.

Sobre a iniciativa do CECOM de premiar cases de comunicação interna, Paulino ressalta que “o tema ‘merecia’ um prêmio específico e complementar ao que temos no mercado – todos com sua devida relevância – para reconhecer algo tão atual como a experiência de um trabalhador, como ele se informa e como ele vive aquela relação com a marca que o emprega.”

Dasa: o pulso da comunicação

Vencedora na categoria Pesquisa, com o case “Pulso Dasa”, a Dasa optou pela eficiência e pela precisão na hora de se comunicar com os colaboradores e orientar as relações e decisões corporativas. Juliana Annunciato, head de Comunicação Interna e Marca Empregadora da empresa, destaca a importância de métricas e dados nesse processo.

“As pesquisas contribuem enormemente para a eficiência da comunicação interna. A análise dos dados obtidos nas sondagens que realizamos com os colaboradores nos trazem a segurança necessária para tomadas de decisão, uma vez que validam nossas hipóteses”, destaca a executiva sobre o cerne do projeto premiado. “As pesquisas nos ajudam, também, com novos insights e, quando necessário, evidenciam o que é preciso para corrigimos rota.”

Juliana conta que a comunicação interna atua em parceria e em cooperação com as áreas que contribuem para o fortalecimento da marca empregadora. “A depender do tema, realizamos agendas 360º para encontrarmos juntos os caminhos que mais favorecem o propósito da marca e nossos valores culturais”, explica.

Nesse contexto, “os influenciadores internos são parceiros fundamentais. Seu poder de influência sobre os demais colegas contribui para o aumento da adesão e engajamento em ações estratégicas, ao mesmo tempo em que atuam como termômetros de clima indicando o que pode funcionar melhor de acordo com a realidade da ponta”.

Para a executiva, prêmios como o PEMCC incentivam a inovação e a troca de melhores práticas, “o que é positivo para o mercado como um todo”. Além disso, “quando evidenciamos o que fazemos de melhor damos a oportunidade de reconhecer o empenho dos nossos talentos, o que contribui para elevação do orgulho e senso de Ser Dasa do time.”

Pfizer Brasil: comunicar para transformar

A Pfizer Brasil ganhou o PEMCC na categoria Eureka, com o case “Transformação Cultural na Pfizer do Brasil”. Sheila Ceglio, Diretora de People Experience da empresa, relata o cenário em que o projeto foi elaborado.

“Desde 2019, passamos por uma profunda transformação cultural na Pfizer, para que a forma como interagimos com nossos públicos reflita o mundo cada vez mais digitalizado e ininterruptamente conectado no qual vivemos. Nosso propósito de inovar em tudo o que fazemos, nos antecipando às necessidades do amanhã, impulsionou nossa preparação para as mudanças que já vislumbrávamos na sociedade anos atrás”, narra a executiva.

“Como parte da nossa transformação cultural, a mentalidade lightspeed passou a permear cada uma de nossas equipes, impulsionando não apenas os times de pesquisa e desenvolvimento, mas também fomentando estruturas de negócios mais ágeis, ou seja, mais rápidas e ainda melhores. Fato é que a pandemia reforçou nossa certeza de que podemos e devemos fazer as coisas de forma diferente do habitual.”

Todo processo de mudança, sem dúvida, traz desafios “e não foi diferente neste caso”, recorda a executiva. Para transpor barreiras, as tendências foram o norte: “O fortalecimento das estratégias baseadas em dados, algo que vem avançando no universo da comunicação como um todo, ainda tem muito a contribuir com a comunicação interna”, acredita Sheila.

“Ao analisar de forma mais precisa o engajamento dos colaboradores com nossos conteúdos e canais, temos a chance de compreender melhor suas preferências de formatos e comportamentos, endereçando nossas mensagens de forma mais eficaz.” 

Por falar em engajamento, outro caminho que se fortalece em comunicação interé na, segundo a executiva, é o princípio de envolver os colegas no centro das ações corporativas: “assim, mais do que mensageiros das atividades nas redes sociais, por exemplo, eles constroem a história junto com a empresa”.

Na Pfizer, por exemplo, Sheila conta, a comunicação externa lançou recentemente o podcast E a saúde, família?, baseado no dia a dia de uma família fictícia que lida com diferentes desafios de saúde. “As vozes desses personagens pertencem, na verdade, a funcionários da companhia, que se envolveram de forma genuína no projeto. Fazer junto será, cada vez mais, algo muito poderoso para alimentar o orgulho de pertencer e a sensação de ser valorizado e ouvido pela companhia.”   

No contexto de uma premiação como o PEMCC, ela lembra que “uma comunicação interna forte também alimenta a transparência, que é um dos pilares da governança corporativa. Esse atributo pode ganhar ainda mais protagonismo em possíveis momentos sensíveis enfrentados pelas companhias: a certeza de receber informações claras, precisas e verdadeiras estimula a união e o sentimento de confiança, evitando boatos e beneficiando o clima organizacional”.

Jurados confirmam a qualidade dos cases

“A qualidade dos cases mostra que a comunicação interna é tema prioritário para diversas organizações. O prêmio oferece um mosaico bem rico de boas práticas que mostram como promover o engajamento dos colaboradores em nosso país”, opina Pablo Solano, jurado do Prêmio, e superintendente de Comunicação e Marca da Arteris, uma das maiores empresas de concessão de rodovias do Brasil. “A comunicação interna é essencial para que as organizações consigam mobilizar os colaboradores, desde a liderança até as posições operacionais, em torno dos objetivos empresariais”, conceitua Solano que sugere: “Um trabalho de comunicação interna bem estruturado, com canais claramente definidos e uma estratégia que promova a cultura e o diálogo com os colaboradores, pode ser essencial para o cumprimento de metas transversais das empresas”.

Ele destaca ainda a boa iniciativa do Prêmio: “A comunicação com os colaboradores é tema de diversos fóruns de boas práticas, mas realmente faltava um prêmio voltado ao tema”.

Também participante do júri que escolheu os melhores cases, Carolina Prado, gerente de Comunicação da Intel, avalia que os projetos inscritos a impressionou muito: “A Comunicação Interna é essencial para o bom funcionamento de uma organização, porém, é muito comum que as empresas elaborem planos de comunicação enfocados em audiências externas como jornalistas e formadores de opinião, influenciadores. E ver essa qualidade e investimento em CI foi uma grata surpresa. Acredito que precisamos cada vez mais reconhecer essa área importante. A comunicação interna sempre foi vista como um ‘primo pobre’, de baixo investimento, porém os cases mostraram que isso está mudando”.

Sobre a premiação, Carolina acredita que “os prêmios que reconhecem as competências da empresa contribuem para alavancar o desenvolvimento da área de Comunicação, incentivar boas práticas, entre outros. Além disso, ter o nome da empresa vinculado a um prêmio dessa credibilidade pode ampliar os negócios. E só de estar presente em uma lista de indicações é importante para a empresa pela visibilidade e prestígio”.

Outra integrante do júri, Clau Duarte, diretora de comunicação do Santander, diz que “os cases são de grande qualidade e mostram o quanto a comunicação com os colaboradores vem evoluindo e se tornando cada vez mais inovadora com o passar dos anos”. E “a operação de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho, depende de que todos os envolvidos tenham clareza sobre onde a liderança quer chegar e como fazer, em termos práticos. Para tornar isso realidade uma comunicação rápida e transparente é essencial em todos os momentos da trajetória de uma empresa, seja para aprimorar o que já está dando certo ou para alterar a rota em momentos mais desafiadores”.

Desejando vida longa a essa iniciativa da Cecom, Clau qualifica que “prêmios como este são fundamentais não só para reconhecer as boas práticas e iniciativas inovadoras adotadas pelas empresas premiadas, mas também para inspirar todas aquelas que buscam novas ideias. Poder conhecer de perto o que o mercado está fazendo é um privilégio para todos que participamos do Prêmio”.

Entre os apoiadores da premiação, a Planin esteve presente novamente como uma das incentivadoras de boas práticas em comunicação. Angélica Consiglio, CEO da agência, afirma ser “fundamental que os profissionais de comunicação se mantenham atualizados e, para tanto, o Prêmio e o Fórum Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores é uma excelente oportunidade para acompanhar de perto as tendências do mercado”.

“Objetivos organizacionais só são atingidos por empresas que possuem profissionais engajados e motivados”, pontua. “Para isso, a comunicação interna é fundamental. Mais do que nunca, executivos e CEOs de grande destaque estão percebendo a importância da comunicação para aumento de performace nos negócios, assim como para a criação de um ambiente agradável de trabalho”.

A respeito do Prêmio e do Fórum Empresas que melhor se Comunicam com Colaboradores. Angélica destaque que “são iniciativas sensacionais para ajudar as empresas brasileiras a melhorarem o relacionamento com seus profissionais”.

Reportagem: equipe Melhor RH e Negócios da Comunicação

(Consulte para mais atualizações sobre os cases premiados)

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