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Certificação Top Employer é instrumento de inteligência corporativa

Parte de benchmark global do setor, indicadores avaliados refletem avanços na gestão de pessoas alinhada às estratégias de negócios

de Redação em 18 de março de 2022

Entre as 48 companhias com o selo Top Employer Brasil 2022, o compromisso com a construção de uma marca empregadora de sucesso e com uma proposta de geração de valor por meio da gestão de pessoas nunca foi tão forte, mesmo diante de tantos desafios. Barreiras sanitárias e econômicas e as transformações nos modelos de trabalho não as impediram de colocar o colaborador no centro de suas decisões, reforçar as suas estratégias ESG (da sigla para o inglês Environmental, Social and Governance) e implementar melhorias contínuas no RH. Como resultado, essas organizações alcançaram uma alta média geral do score em relação aos seis pilares essenciais e 20 quesitos de políticas empregadoras avaliados durante a certificação. Como reflexo, tornaram-se mais competitivas, humanizadas, sustentáveis e em linha com as 1,8 mil empresas certificadas pelo Top Employers Institute em 123 países, favorecendo seu posicionamento global.

Nenhum avanço, porém, teria ocorrido, sem que toda a ação do RH fosse conectada à estratégia de negócios das empresas. No Top Employers, “medimos estratégias de negócios a serem efetivadas pela equipe interna”, relata o Gerente Geral do Top Employers Institute para as Américas, Gustavo Tavares. As análises e avaliações durante a certificação não se restringem aos recursos humanos, mas se estendem a toda a companhia, com foco no engajamento dos colaboradores em situações-chave para o desenvolvimento da organização.

>>LEIA: Jornadas destacadas: Algumas das participantes revelam sua trajetória rumo às melhores práticas empregadoras e à certificação
Top Employer Brasil 2022.


Embora conectada à proposta de valor da empresa, a marca empregadora tem relevância particular, entende, no entanto, o executivo.  “As companhias no Brasil estão aprendendo a diferença entre a marca institucional e a marca empregadora, em um momento em que esta última será fundamental para sua sobrevivência”, destaca o Gerente Geral do Top Employers Institute para as Américas. “O motor das estratégias das organizações é o elemento humano”, justifica, ressaltando a importância da marca empregadora na retenção de talentos, que são, por sua vez, as engrenagens dessa estrutura.

Gustavo Tavares – Top Employers Institute
Gustavo Tavares, Gerente Geral do Top Employers Institute para as Américas



“Certificação tornou-se instrumento de inteligência e fundamentação de tomada de decisão. Não se trata apenas de mais um troféu”


Resultados e perspectivas

Nesta rodada, a chancela Top Employer Brasil alcançou mais companhias, em relação a 2021. O questionário bastante desafiador ao qual as empresas participantes foram submetidas na versão deste ano refletiu o grau e a intensidade das mudanças vividas pelas organizações em 2021, atestando sua capacidade de adaptar-se e seguir oferecendo aos seus colaboradores condições de trabalho de classe mundial.

Apesar da alta pontuação alcançada na média geral das companhias (81 pontos),  pontuações médias ligeiramente menores que o ano passado foram observadas em alguns dos quesitos avaliados, sobretudo relacionados a ESG, como os itens Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Remuneração & Conhecimento, Gestão de Carreira  e Onboarding.

A visão prevalente este ano, avalia Tavares, é a de que “a certificação tornou-se instrumento de inteligência e fundamentação de tomada de decisão” .”Não se trata apenas de mais um troféu, ou um instrumento de marketing, na percepção das empresas”, entende o executivo.
Para a próxima rodada Top Employers, todos os olhares estarão voltados à aprendizagem das empresas em relação à adoção ao modelo de trabalho híbrido e à flexibilização das relações no ambiente de trabalho presencial e remoto, cenário que deve se intensificar em 2022.

Certificação líder

O Top Employers Institute é líder global na certificação da excelência em gestão de pessoas e employer branding. Possui sede em Amsterdã, na Holanda, a partir de onde, desde 1991,  avalia as condições de trabalho criadas por empresas de todos os setores para seus colaboradores ao redor do mundo.  Ao todo, mais de 1800 empresas foram certificadas pela instituição, em 123 países. No Brasil, atua desde 2011 certificando empresas brasileiras ou capítulos brasileiros de companhias internacionais com presença no País.

A metodologia do instituto se baseia na avaliação concreta de resultados da gestão de pessoas nas empresas em seis pilares – Dirigir, Atrair, Formar, Desenvolver, Comprometer, Unir – e 20 subtópicos que consideram estratégias de Planejamento da Força de Trabalho, Aquisição de Talentos, Onboarding, Aprendizado & Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Desenvolvimento de liderança, Gestão de Carreira & Sucessão, Cultura, Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Remuneração & Conhecimento, entre outros.


Confira, a seguir, as empresas certificadas como Top Employer no Brasil em 2022, em ordem alfabética

Acciona Brasil
Akzonobel Brasil
Alcon Brasil
Allied Brasil
Arkema Brasil
Atento Brasil
Avanade Brasil
B3 – Brasil Bolsa Balcão
BAT Brasil
Banco BNP Paribas
Banco Bradesco
Banco do Brasil
Banco Pan
Baxter Brasil
BioMérieux Brasil
Boehringer Ingelheim do Brasil
CHEP Brasil
Chiesi Brasil
Corbion do Brasil
CPFL Energia
Grupo Dasa
Dentsu International
DHL Global Forwarding Brazil
EDPR Brasil
ENEL Brasil
Grupo Marista
HCL Brasil
Huawei Technologies Brasil
Iguatemi
JTI Brasil
Leroy Merlin Brasil
Lojas Quero-quero
Naturgy Brasil
NTTData
Palladium Hotel Group Brasil
PepsiCo Brasil
Savencia Brasil (Polenghi)
Saint-Gobain Brasil
Serasa Experian
Signify Brasil
Sonepar Brasil
Takeda Brasil
TCS – Tata Consultancy Services Brasil
TIM Brasil
UnitedHealth Group Brasil (Amil)
Vedacit
Volkswagen do Brasil
Wipro do Brasil

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