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Comunicação interna: a tecnologia mais poderosa à nossa disposição é o relacionamento humano

Ana Costa, VP Jurídica e de Relações Institucionais da Natura &Co, destaca o papel da comunicação como chave para mobilizar colaboradores em prol da sustentabilidade

de Ana Costa em 19 de outubro de 2023
Foto: Reprodução/Freepik

O cuidado com a reputação das empresas que compõem Natura &Co é uma prática exercitada diariamente em toda a companhia: passa por todas as decisões de negócio, as ações de comunicação e os diálogos com todos os nossos públicos de relacionamento. É assim porque acreditamos que o compromisso com a verdade é o único caminho possível para garantirmos a qualidade das relações e para contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. 

Trabalhar a nossa reputação é ser fiel às nossas crenças e fazer das nossas ações um exercício constante de cidadania corporativa, buscando o maior impacto possível na sociedade. Fazer escolhas também é fundamental: só geramos impacto de verdade se tivermos coragem de endereçar os problemas que podem ser tratados pelos nossos negócios e pelo nosso legado.  

Na Natura a comunicação interna é a protagonista

Mas a tecnologia mais poderosa que temos à nossa disposição são as relações humanas. Nosso negócio tem origem na venda direta, uma rede social original criada há mais de 50 anos e composta por milhões de pessoas ligadas por propósitos, identidades ou interesses em comum que diariamente acessam nossas plataformas.

Nesse sentido, a comunicação com nossos colaboradores na Natura é uma ferramenta poderosa para mobilizar toda a nossa rede em direção ao alcance de nossas metas de sustentabilidade, assim como para engajá-la nas ações que fazem parte do dia a dia da empresa. Os colaboradores são nossos principais agentes críticos, mas, também, nossos primeiros influenciadores. Portanto, temos o cuidado de levar a informação, em primeira mão, para este grupo.

Lideranças comunicadoras

Em meio a um cenário de fake news e desinformação, recrudescido com a chegada da pandemia em 2019, a comunicação interna vem ganhando cada vez mais protagonismo e se estabelece como um dos canais mais confiáveis de uma empresa com seus colaboradores. Além disso, acreditamos ser uma área fundamental para fomentar a agenda de Environmental, Social and Governance (ESG) e dar visibilidade às iniciativas de forma consistente e transparente sobre o porquê das nossas escolhas, sempre conectadas ao nosso impacto socioambiental.

As consequências de não abordar estas práticas de responsabilidade corporativa de forma consistente na comunicação interna estão diretamente ligadas à motivação e ao engajamento daqueles que devem ser os principais conhecedores e embaixadores de nossa maneira de fazer negócios. As empresas devem aproveitar todas as oportunidades para criarem conexões valiosas com as suas pessoas, fazendo com que elas entendam, reconheçam e se sintam parte da estratégia e do propósito que deve mover toda a organização.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), divulgada no ano passado, para 70% das empresas, o maior desafio da comunicação interna é engajar gestores como comunicadores e, para 47% delas, o líder é o principal canal da empresa com as suas pessoas. Outro dado que chama a atenção é que 55% das companhias afirmam ainda que uma das maiores provas é gerenciar o excesso de informações. Ressalto aqui a importância da liderança comunicadora que deve ser transformacional na missão de dar clareza sobre os objetivos comuns e os movimentos da empresa.

Diálogo constante

Na América Latina, temos, felizmente, muitas boas histórias para contar e nossos compromissos são ousados e dependem da mobilização de todos. Por essa razão, a nossa liderança possui um papel essencial para reforçar o diálogo constante com os colaboradores, priorizar essas agendas de representação interna e garantir que todos os rituais com seus os times sejam um momento valioso de avaliar os impactos das suas decisões no dia a dia. Instrumentalizar essas lideranças forma parte das nossas metas e, cada vez mais, temos avançado nesse aspecto.

Os canais internos de comunicação na Natura são parte fundamental para gerar informação confiável e de qualidade para colaboradores e são orquestrados para que a experiência do associado que escolher se engajar em todos os canais seja tão ou até mais agradável do que usar canais de maneira isolada, considerando o posicionamento de cada um. Temos canais com informações detalhadas como o Portal de Notícias, canais com informação essencial como newsletter semanal e app colaborador (em que trazemos menos texto e as principais informações do período), além de canais focados na gestão como o boletim mensal (com informações mais estratégicas para a liderança), entre outros.

Comunicação acessível

Mesmo com todos estes canais, é essencial continuar revendo o alcance e relevância de cada um, considerando as novas formas de comunicação que surgem todos os dias e a agilidade com que as informações se propagam em todas as mídias e redes. O profissional de comunicação interna deve sempre estar atento aos meios de transitar informações e torná-las acessíveis facilmente em tempo real. Além disto, deve estar integrado com outras formas de comunicação (externa, mídias sociais e institucionais) para que tudo se conecte de forma virtuosa e com a relevância necessária. E o que não se mede … não existe!

Assim, deve haver também uma inteligência de medição estratégica das informações para poder fazer recomendações e dar visibilidade de tudo que merece ser comunicado com destaque. E, por fim, devemos saber ouvir…. ouvir para melhorar e para aprimorar o relacionamento humano através da comunicação. Podemos usar a tecnologia para isto, mas a capacidade relacionar – de escuta e fala – sempre será o direcionador de nossa forma de ser e fazer negócios!

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Ana Costa

Ana Costa é vice-presidente Jurídica e de Relações Governamentais da Natura &Co na América Latina,