#PEMCC

Falaê Líder, a liderança comunicadora da Leroy Merlin Brasil

Projeto foi finalista do 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores e gerou mais dois mil engajamentos nas redes sociais, facilitando o entendimento e absorção dos conteúdos da organização

de Redação em 7 de maio de 2024

Os líderes precisam se comunicar cada vez mais e melhor. É uma exigência das organizações hoje que buscam a excelência e a maior integração de suas equipes. Diversas empresas buscam caminhos diferentes, de acordo com sua cultura, porte e setor econômico para cumprir esse objetivo, como a Leroy Merin Brasil, multinacional francesa de material para construção e decoração que chegou ao Brasil em 1997. Hoje é a maior varejista do ramo de construção no país e a sua participação no mercado vem crescendo sistematicamente.

Diante de um desafio enorme de integrar a equipe, a área de comunicação interna assumiu o trabalho com o Falaê Líder!, projeto que começou em março de 2023 e está no ar até hoje, em sua terceira temporada. Envolve todos os colaboradores Leroy Merlin, em especial os que estão nas lojas.

Andressa Borba

Quem conta os detalhes é a Andressa Borba, diretora de Impacto Positivo da Leroy Merlin Brasil: “O Falaê, líder!, podcast interno da LEROY MERLIN Brasil, foi idealizado para reforçar e contribuir com a proposta de liderança comunicadora. Esse projeto visa aproximar os executivos e as respectivas frentes de atuação dos mais de 10 mil colaboradores da companhia, por meio de um formato dinâmico transmitido via Workplace, canal de comunicação interna oficial da empresa”.

O programa tem como âncoras dois diretores que compõem o board da empresa e os convidados também são líderes de áreas ou de grandes projetos. Uma vez que eles participam e contam sobre quem são, o que gostam de fazer e sua trajetória de carreira, eles quebram a distância e começam a se conectar com os demais colaboradores. “Essa vulnerabilidade e a linguagem simples usada para explicar as estratégias ou projetos faz com que a informação e o entendimento chegue de forma mais simples e orgânica para toda a companhia”, explica Andressa.

Como resultado, a executiva revela que “em 2023, tivemos 2 temporadas, 8 episódios, mais de 23 mil visualizações, mais de 2 mil reações, mais de 500 comentários e 10 horas de conteúdo produzido”.

Por isso, a área resolveu compartilhar a experiência com outros profissionais e inscreveu o case no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, organizado pelas Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação. A respeito do Prêmio, Andressa opina que ele “é importante para dar visibilidade às ações interessantes e impactantes que as empresas têm desenvolvido e também uma oportunidade de troca e aprendizagem, pois conhecer outras iniciativas oxigena as equipes para cada vez mais realizar ações que de fato trazem impacto para as equipes”.

(adaptado de Portal da Comunicação)
__________________________

Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail