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Gestão de pessoas: a pérola do agronegócio

Capacitação e comprometimento são chave na gestão de pessoas no agronegócio, principal engrenagem econômica do país. RH deve estar antenado às exigências do setor

de Ivan Cruz em 11 de fevereiro de 2022
Pressfoto/ Freepik.com

Que o agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, não resta dúvida. Afinal, a atividade movimenta mercados, turbina o Produto Interno Bruto (PIB), emprega milhares de pessoas e coloca o Brasil na rota mundial de negócios. E ainda há muito espaço para expandir, entretanto, é praticamente impossível falar em expansão sem atentar para a gestão de recursos humanos (RH) no campo.

Bom maquinário, insumos de qualidade e tecnologia são fatores que contribuem para o avanço do setor, e pessoas capacitadas para as diferentes atividades exigidas no campo podem ser decisivas. É aí que entra a gestão do capital humano. Assim como em outros setores, trata-se de um conjunto de estratégias que objetivam a performance das pessoas da organização. 

Na agricultura 4.0, a tecnologia é forte aliada do produtor, por tornar os processos mais automatizados e eficientes. E a tendência é um aumento progressivo dela no campo, tanto que o estudo Agricultura Digital no Brasil, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostra que 67,1% dos entrevistados entendem como necessária a obtenção de informações e planejamento de atividades da propriedade e 59,7% apontam como fundamental a gestão da área rural. Mas, de nada adianta a tecnologia por si só, pois máquinas e softwares são controlados por pessoas que precisam ser desenvolvidas para ter o melhor desempenho. E isso é papel do RH. 

Aliado a isso, o agro, especificamente, requer previsibilidade, controle, metas e estratégias, tendo em vista que se trata de segmento dinâmico e complexo, devido à variabilidade de fatores que impactam os resultados do negócio. Com tantas variáveis, investir no desenvolvimento das pessoas torna-se imperativo. 

O processo de desenvolvimento se dá no médio e longo prazos, auxiliando os colaboradores a aperfeiçoarem conhecimentos, habilidades e atitudes, o chamado CHA, e a atingirem seu potencial. Nesse sentido, há o aprimoramento de competências técnicas, que são as hard skills, e também as comportamentais, que são as soft skills. Assim, é possível elevar os resultados das equipes e da organização ao mesmo tempo. As estratégias e os processos realizados constroem um ambiente interno mais saudável e construtivo. Também faz com que todos se sintam mais motivados a entregar o seu melhor.

É fundamental compreender que, desenvolver pessoas, seja no campo ou em qualquer outra área, é uma maneira de investir não só no capital humano, mas também na própria organização, já que: 

  • Aperfeiçoa as capacidades dos colaboradores;
  • Melhora o desempenho individual;
  • Ajuda a reter talentos e a diminuir a rotatividade;
  • Mantém o engajamento e a motivação de todos;
  • Fomenta o sentimento de valorização no ambiente interno;
  • Desenvolve novas lideranças.

E, por estar relacionado às capacidades técnicas e comportamentais, o desenvolvimento de pessoas forma equipes de alta performance, algo tão necessário no campo. Afinal, os colaboradores estarão em constante evolução, aprimorando suas competências para resolver problemas e alcançar os melhores resultados.

Promover o desenvolvimento de pessoas não é tarefa simples, mas há técnicas para isso:

1. Identifique as necessidades de desenvolvimento: primeiro, é feito o mapeamento para identificar todas as necessidades que precisarão ser trabalhadas ao longo do tempo. Nesse contexto de desenvolvimento, há a diminuição do turnover e dos gargalos de processos e o melhoramento de resultados etc. Quando se cria um programa de desenvolvimento, se entende as lacunas de competências que a empresa precisará preencher no médio a longo prazo, além de mapear o que cada indivíduo quer para sua carreira. A partir disso, criam-se planos de desenvolvimento individual (PDI) e, se necessário, se faz também planos de ação com os colaboradores para estabelecer o plano de carreira de cada um.

2. Escolha as metodologias e ferramentas certas: essa seleção fará toda a diferença durante a execução dessa estratégia. Pois, cada pessoa tem um propósito diferente. O programa de desenvolvimento deve ser montado de acordo com a forma de aprendizado de cada um e se adaptar para cada tipo de cargo também. Qualificações externas por cursos profissionalizantes, reuniões de feedback para melhorar o desempenho, incentivo à leitura e programas de mentoria para ajudar no desenvolvimento de novos líderes são alguns exemplos de metodologias e ferramentas.

3. Engaje e motive os seus colaboradores: é necessário mostrar o programa de desenvolvimento de pessoas para toda a empresa e manter todo o time engajado e motivado com tudo que foi estabelecido. Por isso, apresente para todos a jornada individual de desenvolvimento, assim como os benefícios que essa prática traz para cada colaborador e para a empresa também. 

4. Faça o acompanhamento dos resultados: trata-se da análise do que deu certo e do que pode melhorar. Nessa etapa, vale recolher a opinião de todos que fizeram parte, como colaboradores, gestores e diretoria. Confira se realmente o que foi planejado está trazendo resultados positivos, faça testes em algumas áreas, anote todas as ideias de melhoria e faça as mudanças necessárias para garantir a efetividade do programa.

Se as projeção estiverem corretas, o agro brasileiro deve ser a principal engrenagem da economia do país neste ano – dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam crescimento de 5%. Para atender às demandas e responder de forma satisfatória aos desafios, não há outra saída que não formar pessoas comprometidas com a atividade agrícola e altamente capacitadas e qualificadas. Tarefa para um RH igualmente qualificado e antenado nas exigências do setor. 

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Ivan Cruz

Cofundador da Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas e organizações.