Como muito se fala atualmente, o mercado de trabalho está passando por transformações em um ritmo cada vez mais acelerado, exigindo dos profissionais um conjunto diversificado de competências. Entre as mais valorizadas estão: o conceito de lifelong learning (em tradução, aprendizado contínuo) e a capacidade de inovar e ser criativo.
Nesse contexto, profissionais são incentivados a buscar constantemente novos conhecimentos e habilidades ao longo de suas carreiras, assegurando que estejam sempre atualizados sobre as últimas tendências. Pensando nisso, a área de Recursos Humanos da Faber-Castell desenvolveu um programa de aprendizagem voluntário, chamado Learning Friday.
Compartilhando conhecimentos e habilidades
Com frequência quinzenal, a iniciativa reserva uma hora na agenda dos colaboradores para promover um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo entre os participantes, permitindo que ampliem seus conhecimentos, compartilhem habilidades e se mantenham atualizados sobre temas relevantes para o seu desenvolvimento profissional.
A cada encontro, um colaborador voluntário apresenta um assunto de sua expertise e explora com seus colegas dúvidas ou curiosidades sobre o tema. Através de recursos interativos, como estudo de cases, vídeos e quizz, todos os colaboradores são convidados a participar ativamente.
Para além do encontro virtual, os temas são vinculados a trilhas de treinamentos na nossa universidade corporativa, a Universidade Faber-Castell. O objetivo é de manter os colaboradores atuando ativamente em prol do seu desenvolvimento contínuo. Todos podem propor próximos assuntos, bem como indicar palestrantes e dinâmicas.
Descompressão
Mais do que a oportunidade de adquirir novos conhecimentos ou até mesmo conhecer colegas com quem talvez não tivesse a chance de conviver, o Learning Friday promove um momento de descompressão para o participante – fator importante para promoção do bem-estar na empresa. O colaborador é incentivado a se desconectar de suas demandas rotineiras para focar em temas que transcendem sua atuação.
Já completamos um semestre com essa iniciativa e os resultados são extremamente positivos. Entre os mais de 10 encontros realizados, alcançamos uma média de 100 participantes por sessão! Entre os temas apresentados, tivemos: estratégias de competitividade internacional, construção de carreira com propósito, consumer and market insights, inteligência artificial, desenvolvimento de produtos no mercado de cosméticos, entre outros.
Criatividade aflorada
Uma edição bastante especial abordou o tema de ilustrações, com objetivo de aflorar a criatividade através do desenho. O palestrante compartilhou técnicas básicas de ilustração enquanto os colaboradores participavam ativamente executando todas as etapas que eram apresentadas. Abaixo estão alguns resultados divertidos dessa ação.
Essa iniciativa, sem dúvidas, fará parte do nosso calendário pelos próximos meses. E a sua empresa, quer promover um ambiente de aprendizado contínuo? Tem vontade de criar espaços para criatividade e colaboração? Este é um convite para você se juntar a Faber-Castell e despertar o potencial criativo em seus colaboradores! Nós podemos impulsionar essa jornada.