#PEMCC

Microsoft: com o trabalho híbrido, o prazer dos reencontros nos escritórios

No pós-pandemia e agora no trabalho híbrido, a comunicação interna da Microsoft encontrou uma fórmula de estimular a presença nos escritórios

de Redação em 15 de maio de 2024
Divulgação

A pandemia do Coronavírus exigiu o isolamento das equipes de trabalho em uma das maiores crises sanitárias no Brasil e no mundo. No pós-pandemia, muitas empresas organizaram uma nova forma de atuação, principalmente nos escritórios, como o trabalho híbrido. Parte do tempo atuando em casa, em home-office, e outra parte do tempo nos escritórios. Diversas organizações insistiram na volta total ao trabalho presencial, surgindo uma série de obstáculos com as pessoas preferindo um meio-termo. Hoje 38% das pessoas empregadas ainda estão em home-office ou no sistema híbrido e 70% destas preferem o trabalho remoto e não querem voltar de forma alguma ao presencial, segundo pesquisa da Bare Internacional. No Brasil, segundo o Datafolha, 52% dos trabalhadores preferem o regime remoto ou o híbrido. A resistência para a volta aos escritórios tem sido grande. Dois entre cinco trabalhadores no regime remoto trocariam o emprego caso fossem obrigados a voltar ao presencial, segundo levantamento no Brasil encomendado pelo grupo Quinto Andar.

E como fica tudo isso em uma empresa de tecnologia, que de certa forma, “vende” automação e facilita o trabalho a distância com seus produtos e serviços? A Microsoft Brasil repensou seus processos internos desde a pandemia, e apesar de admitir que existe possibilidade real, sim, de ter produtividade trabalhando a distância, reconhece as vantagens do contato humano nos momentos presenciais.

A área de comunicação interna da empresa, com o apoio do RH, para engajar suas equipes em um retorno parcial aos escritórios, assumiu o desafio de uma campanha esclarecedora e motivacional. E assim deu origem ao case “Juntos”, que tornou-se um dos finalistas no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, organizado pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação e pelas Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH. A Campanha foi direcionada para todos os 1.200 colaboradores internos.  Lançada em outubro de 2022 , está sendo realizada até o momento.

Detalhes

“A ideia de implementarmos a campanha Juntos surgiu durante a pandemia”, conta  Claudia Góes, diretora da Comunicação na Microsoft Brasil. “Nesse período”, continua, “todos nós tivemos que repensar a forma de engajar com nossas equipes, achar outras maneiras de ficar próximo dos times e construir relações. No caso da Microsoft, por mais de dois anos a maioria dos funcionários da companhia, com exceção dos trabalhadores essenciais, atuaram de forma remota”.

Atualmente, a empresa continua a adotar o trabalho híbrido. “E, apesar de todos nós estamos habituados a utilizar a tecnologia no nosso dia-a-dia, nós sentimos a necessidade de incentivar os nossos times a aproveitar mais os nossos momentos juntos no escritório, promovendo conexões, fortalecendo os laços entre nossos colaboradores e incentivando a troca de informações”, destaca Claudia. “Sabemos que a tecnologia é indispensável no nosso dia a dia, mas existem momentos de que o olho no olho é fundamental”.

Lançamento da Campanha no no Town Hall, em outubro de 2022

Campanha Juntos é baseada em quatro pilares: Juntos Somos + Conectados, Juntos Somos + Saúde, Juntos Tudo Fica + Divertido, e Juntos Aprendemos Muito +. A respeito dos resultados, Claudia avalia, que, “desde o lançamento da campanha até o momento, pudemos contar com a participação de toda a empresa em engajamentos nos nossos eventos internos, em palestras sobre carreiras, em diferentes iniciativas de comunicação interna, workshops, em campanhas de RH em prol da saúde e do bem-estar, em momentos de happy hour e descontração, como o campeonato interno de Xbox, entre outros. Todas as ações foram comunicadas via e-mail, convites online e Newsletter semanal, além de publicações no Viva Engage (rede social corporativa da Microsoft), edições do Team on Teams (programa que reúne diferentes entrevistas on-line com colaboradores), apresentações durante o Town Hall (reunião mensal de alinhamento, que conta com a participação de todos os colaboradores) e divulgações nas TVs Corporativas do escritório de São Paulo”.

A executiva também é uma entusiasta do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores: “Participar do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores é uma excelente oportunidade para fortalecermos a importância das iniciativas de comunicação interna para garantir alinhamento das equipes, ampliar o senso de pertencimento e gerar clareza sobre os objetivos da companhia. O nosso reconhecimento como finalista do prêmio nos mostra que nossos esforços e iniciativas na promoção do engajamento, cultura organizacional e difusão de valores estão no caminho certo”.

(Originalmente publicado em Portal da Comunicação)
__________________________

Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail