Organizações exponenciais desenvolvem modelos de negócios disruptivos para se manterem atrativas, adaptando-se às aceleradas transformações. São empresas que apostam na cultura de inovação como diferencial, fazendo uso de metodologias ágeis para implementar um mindset colaborativo que estimule um ambiente criativo e, como consequência, promova um crescimento exponencial.
O termo, cunhado por Salim Ismail — embaixador da Singularity University, define as empresas que crescem cerca de dez vezes mais, de maneira mais veloz e exigindo menos recursos em comparação com outras. O autor do livro best-seller Organizações Exponenciais, desenvolveu um modelo de atuação exponencial adaptável às mudanças do mercado aplicada às organizações dos mais variados segmentos baseado em pesquisas com empresas que tenham esse perfil.
Diferenciais das organizações exponenciais
A cultura da inovação é um dos pilares das organizações exponenciais, que se diferenciam por priorizar equipes autogerenciáveis e multidisciplinares, que atuam com autonomia e de maneira descentralizada. Os processos organizacionais são constituídos por equipes de alta performance que atuam com liberdade para a experimentação. Negócios inovadores são orientados a base de dados e utilizam essas informações de forma estratégica para criar valor ao negócio e potencializar os resultados.
Acelerando o crescimento exponencial da sua empresa
- Gestão ágil
Implementar a cultura ágil é fator determinante para acelerar o crescimento exponencial da sua empresa. Isso porque, uma cultura organizacional ágil promove a descentralização de decisões ao adotar metodologias inovadoras que otimizam o fluxo de trabalho de times multidisciplinares, integrados e eficientes. A cultura ágil é focada nas pessoas ao invés dos processos, o que impacta significativamente no aumento da produtividade de equipes, contribuindo tanto para a eficiência operacional como para a inovação e criatividade.
2. Confiança e protagonismo nas relações de trabalho
Organizações exponenciais adotam novas formas de trabalho, prezando pela confiança e protagonismo nas relações de trabalho, assim como em um ambiente organizacional que proporcione experiências significativas, autonomia e bem-estar aos colaboradores. Nas empresas exponenciais, flexibilidade e confiança tornam os processos organizacionais colaborativos e democráticos, contribuindo para alcançar níveis mais elevados de satisfação no trabalho e alta performance.
3. Cultura prioritariamente remota
Implementar metodologias ágeis, a exemplo dos Squads, otimizam o trabalho remoto e híbrido, mantendo as equipes engajadas e com entregas de alto valor mesmo à distância. Outro diferencial de organizações exponenciais é o uso efetivo de ferramentas que priorizem relacionamentos e o trabalho colaborativo para gerar melhores resultados.
4. Ambiente altamente colaborativo
Um dos pilares que sustentam a exponencialidade das organizações está diretamente relacionado a autonomia das equipes, uso de tecnologias, engajamento e colaboração em rede. Para isso, é necessário criar um ambiente altamente colaborativo que potencialize a capacidade de inovação da empresa. Desenvolver uma liderança exponencial é a chave para implementar um modelo organizacional inovador que alia eficiência operacional para promover uma experiência satisfatória aos colaboradores e motivá-los a seguir inovando.
E como você tem implementado isso na sua organização e principalmente na área de pessoas? Promover um mindset de crescimento conduz as empresas para outros patamares de entendimento e compreensão estimulando o protagonismo e o engajamento.
Continue acompanhando o portal Melhor RH para ficar por dentro das boas práticas e acelerar o crescimento exponencial de sua organização.