Empresa especializada em operações logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, a VLI lançou recentemente sua universidade corporativa. A Universidade VLI vai fomentar a conexão entre o desenvolvimento de pessoas e a estratégia de negócio da companhia.
Desenhada em conjunto com a Fundação Dom Cabral a partir da definição de um conceito, metodologias e gestão de ensino, ela vai oferecer soluções
educacionais estruturadas para as diferentes áreas de atuação da empresa.
No portfólio estão treinamentos (presenciais e virtuais) para o desenvolvimento das competências técnicas, gerenciais e individuais que visam suportar o crescimento e a consolidação da cultura VLI – paralelamente, a universidade vai reforçar os valores da companhia.
A criação da universidade está inserida no atual momento de transformação digital no qual a empresa está inserida, o que envolve mudanças de cultura, informatização de dados e automatização de
processos em várias áreas. De acordo com Rute Melo Araújo, diretora de gente e serviços da VLI, a universidade vai fomentar o uso da tecnologia na construção do conhecimento.
A expectativa é iniciar com a qualificação interna e, no futuro, também oferecer a estrutura para auxiliar iniciativas envolvendo parceiros, clientes e comunidade.
Junto à sede
A Universidade VLI ocupa um espaço de 420 m2 em Belo Horizonte, junto à sede da empresa, com quatro salas, auditório e áreas de convivência.
Ela também oferece o formato de ensino a distância pelo Portal de Desenvolvimento VLI. Nesse ambiente virtual, já estão disponíveis alguns recursos, como soluções educacionais ordenadas por negócio e trilhas de
aprendizagem, fórum e chats para compartilhamento de informações e conhecimentos, biblioteca virtual, banco de boas práticas etc.