Fundo verde-água e dorso esquerdo de médico segurando estetoscópio vermelho. Crédito: Senivpetro/ Freepik.com
BlogaRH
Oferecido por

Por que os segmentos de saúde e varejo estão apostando na digitalização das contratações?

Dados apontam que a tendência na área de Recursos Humanos se mantém forte no pós-pandemia com retomada do crescimento


O uso de tecnologias para reduzir custos e acelerar os processos de contratação do RH veio para ficar. Em 2021, testemunhamos esse movimento, com uma média de 100 mil admissões feitas em até uma semana. E a unico tem ajudado a construir essa transformação: em um de nossos clientes batemos o recorde em tempo de admissão: todos o processo de um candidato levou apenas 1h30 para ser completado.

Nossos dados comprovam que tanto no primeiro, como no segundo trimestre de 2021, as áreas com maior número de contratações com processos digitalizados foram o varejo, com destaque para call center, liderando no primeiro trimestre, e vendedores, no segundo. Já a área de saúde vem alavancada pelo crescimento da telemedicina. 

Transformação digital

Há algum tempo, o movimento de transformação digital tem acompanhado a jornada das empresas em busca de eficiência e desburocratização. Hoje, 97% das empresas que já contrataram online pretendem manter o processo digitalizado para o futuro, além de colaboradores acreditarem que novas tecnologias reduzem burocracia e também custos, principalmente da área de RH. Esses e mais dados estão em nossa pesquisa “Transformações na Gestão de Pessoas”, que promovemos exatamente para entender a evolução do mercado. 

Com a retomada do crescimento, o setor de alimentos e bebidas também seguirá positivo para o próximo ano e deve investir na digitalização e implantação de tecnologias de admissão à distância. O desenvolvimento de um RH estratégico e atuante na gestão de pessoas vai continuar sendo um pilar na alavancagem do negócio, com visões claras de motivação, capacitação, sustentabilidade e sucessão. 

Modernização do RH

Um fator que explica essa aceleração é o número de empresas que contratam à distância. Em 2021, esse número subiu para um terço, com 34% das organizações contratando sem que os candidatos precisem se deslocar até as empresas. É o fim da burocracia que facilita tanto a vida de um colaborador que está na mesma cidade, mas que economiza tempo e dinheiro ao não ter que ir pessoalmente ao RH quanto o contratado que vive em outra região do país ou do mundo.  Além disso, 53% das companhias apontam queda no tempo de admissão – estão concluindo os processos em até uma semana após a aprovação. 

Nossos clientes conseguem enxergar um grande valor nessa mudança, pois conseguimos automatizar um processo que era extremamente moroso de ponta a ponta, fazendo assim com que a área de operações de RH seja mais estratégica e tenha tempo para focar em outras necessidades como métricas, mapeamento de processos e até gestão.

Como começar

A transformação digital representa uma mudança de processos internos que surpreende quem chega ao novo emprego e aumenta a produtividade das empresas. Para alcançar esses resultados, é necessário investir na reestruturação da cultura organizacional, levando em conta a inovação e a execução de ações que envolvam tecnologia, eficiência e simplicidade.

O primeiro passo é “começar”. Parece meio clichê, mas hoje vemos muitas empresas que não saem do papel para a ação. O segredo é iniciar com um projeto piloto e de maneira controlada para mensurar os avanços. E é muito importante que os líderes da empresa estejam engajados e incentivando a transformação. Nossa pesquisa de RH, aliás, mostra que existe uma relação diretamente proporcional entre a motivação do líder e o nível de inovação da empresa. Seja a pessoa que vai promover essa mudança e depois me conte como estão essas questões na sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Filipe Bertocco

Consultor da unico