Ao contrário do comércio, com a proximidade do fim do ano é comum observar o ritmo de trabalho reduzido nas organizações. Muitas das ofertas de vagas diminuem, assim como a busca por emprego, levando todos a aguardar a virada do calendário para uma grande mudança no cenário.
Segundo o diretor-regional da Business Partners Luiz Drouet, as dificuldades do período estão atreladas a menor disponibilidade dos candidatos e dos gestores para agendamento das etapas dos processos seletivos e a tendência natural das pessoas postergarem decisões para o próximo ano.
Contudo, é de suma importância que as empresas se planejem para as futuras contratações, assim como os candidatos devem atualizar suas informações no currículo e pesquisar vagas e empresas que podem ser do seu interesse.
Confira abaixo algumas dicas oferecidas pelo especialista para que RHs e candidatos aproveitem o período da melhor forma possível.
Para o RH
Sensibilize os gestores da empresa e candidatos da importância de que este processo evolua normalmente mesmo neste período do ano;
Planeje com antecedência o cronograma do processo seletivo e reserve antecipadamente a agenda dos envolvidos;
Mantenha um follow-up constante com os gestores e candidatos para que todos não percam o foco no processo;
Procure ser ainda mais assertivo no alinhamento das expectativas da empresa e o perfil dos candidatos, evitando retrabalhos;
Invista nas ferramentas tradicionais de busca de candidatos e aproveite para desenvolver formas alternativas para mapear profissionais.
Para os candidatos
Esta fase também costuma ser um pesadelo para quem busca uma recolocação no mercado. O especialista Luiz Drouet ainda orienta os candidatos que almejam uma oportunidade nesta época do ano:
Tome iniciativa do começo ao final do processo, o interesse principal é seu.
Restabeleça contato com a sua rede de relacionamentos e mantenha-se próximo e disponível;
Administre a ansiedade para evitar abordagens excessivamente agressivas. Assertividade é a palavra;
Não desanime e procure encarar esse período como mais um projeto que irá exigir muito esforço e trabalho;
Por último, lembre-se dos seus pontos forte e mantenha a autoestima protegida. O mercado sempre precisará de bons profissionais!