#FMRHTECH

Setores de RH se tornam protagonistas na tomada de decisões

Luiz Fernando Pereira, da Sólides, reforça a importância das plataformas digitais para os profissionais de recursos humanos

de Danilo Mendes em 18 de novembro de 2021

A importância de tomar decisões assertivas, baseadas em dados, é essencial para o desenvolvimento das organizações. Nesse contexto, setores de Recursos Humanos sentem cada vez mais a cobrança por indicadores. “Nós do RH lidamos muito com os acionistas, diretores, setores financeiros, pessoas que trabalham diretamente com números, então não podemos ser diferentes”, alerta Luiz Fernando Pereira, Senior Business Partner da Sólides, durante sua fala no Fórum Melhor RH TECH.

De acordo com Luiz Fernando, o RH tem passado por uma mudança de mentalidade nos últimos anos, deixando de focar somente no recrutamento, seleção e atividades de departamento pessoal e se tornando cada vez mais um protagonista da tomada de decisões dentro do ambiente organizacional.

Plataformas digitais

“O RH são pessoas e a nossa missão não muda, mas muda a maneira que tomamos decisões e mostramos nossa importância para as organizações”, explica Pereira. Para ele, o caminho para o sucesso dos setores de recursos humanos é a utilização de soluções digitais que facilitem a coleta de dados, construção de indicadores e tomada de decisão.

“As três principais atividades desse setor nunca mudaram, que são atrair os melhores profissionais, manter esses talentos e desenvolvê-los. Para isso, as plataformas digitais podem nos ajudar a melhorar todos esses processos”, defende Luiz Fernando.

Divulgação e seleção

A primeira etapa do trabalho do profissional de recursos humanos está na divulgação das vagas e seleção dos profissionais. Para Luiz Fernando, quando o profissional de RH faz a descrição de cargo, alinha o perfil do profissional com o gestor e lança essa vaga em um sistema, ele precisa ter a integração com as diversas plataformas de divulgação de vagas para atingir o maior número de possíveis candidatos.

“Hoje, por exemplo, o software da Solides divulga dentro de uma área personalizada para cada empresa, que conseguem ter uma interação com as grandes plataformas de divulgação de vagas. Antigamente, precisávamos realizar esse trabalho anunciando em jornais, mas agora tudo migrou para os meios digitais”, exemplifica Pereira. 

A seleção dos candidatos também é facilitada pelas soluções informatizadas, que não dependem da seleção e organização manual de currículos. Para o profissional da Sólides, a mudança do RH também afetou a maneira que os candidatos são selecionados, onde a avaliação passou a investigar o perfil comportamental, além das questões técnicas do currículo. “As empresas estavam contratando pela parte técnica, mas demitindo pela questão comportamental”, alerta Luiz Fernando.

Desenvolvimento

Para Luiz Fernando Pereira, as plataformas digitais também são indispensáveis no papel de desenvolvimento dos colaboradores, pois auxiliam a avaliação de entregas e comportamento.

“Aqui na Sólides é muito importante a questão comportamental e nós nunca vamos avaliar as entregas sem olhar também para o comportamento. Você pode ter um profissional que traz os melhores resultados, mas o seu comportamento estraga o clima do time”, relata Pereira. Além disso, ele acredita que existe também uma facilidade em monitorar e formular os planos de desenvolvimento individual, pois quando eles ficam registrados no sistema é mais fácil dar um retorno para o colaborador e conseguir quantificar o que melhorou e o que precisa ser melhorado.

Luiz Fernando também defende a importância do RH atuar de maneira preditiva, não realizando apenas ações corretivas. “Essas soluções nos permitem realizar pesquisas de clima constantes, identificando e corrigindo os problemas encontrados pelos colaboradores e evitando que percamos talentos para o mercado, que agora não é apenas local, mas concorrendo com empresas do mundo todo”, conclui Pereira.

Saiba mais

Fórum Melhor RH TECH é promovido pela Plataforma Melhor RH. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?

Clique aqui para assistir ao conteúdo completo

Oferecimento

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail