A transformação do ambiente empresarial tem sido impulsionada pela tecnologia, área que se tornou foco de atenção das empresas. Nesse contexto, profissionais de TI e de RH têm sido desafiados a buscar soluções que suportem a evolução e a velocidade que os negócios exigem. O papel dos aplicativos mobile nesse processo foi tema do painel “O RH na palma da mão”, realizado durante o Fórum Melhor RH TECH, organizado pela plataforma Melhor RH e pelo Cecom, Centro de Estudos da Comunicação.
A conversa foi conduzida por Mariângela Fragão, Gerente de Arquitetura de Soluções e Qualidade do Produto da Techware e contou com a participação de Luciane Anochi Rossi, Especialista em Negócios de TI da Novelis Brasil, Mariana Leda, Analista de Folha de Pagamento Sênior da Scania Latim América e Jaidson Pólvora, Gerente de Consultoria da Techware.
Para Luciane Rossi, o processo de busca por alternativas mobile surgiu da união das necessidades dos profissionais da empresa em terem uma forma prática de fazerem solicitações e uma demanda do RH para a automatização dos seus processos.
“O processo teve início no final de 2019, onde, começou a surgir uma grande demanda para uma ferramenta que flexibilizasse o contato dos colaboradores da Novelis com o setor de Recursos Humanos. De uma certa maneira, a ideia é que isso também liberasse os profissionais de RH do trabalho de emitir um holerite ou fazer uma solicitação de férias. Isso liberaria tempo para que eles pudessem realizar atividades que agreguem mais valor para a área”, explica Rossi.
Mais performance e mais mobilidade
Essa preocupação surgiu alguns anos atrás, mas foi ampliada pela pandemia. “Desde o ano de 2015, olhando o planejamento estratégico das áreas de Recursos Humanos, você já percebia alguns projetos que buscavam mais agilidade. Algumas empresas procuravam por inovações que trouxessem mais performance e também mais mobilidade”, considera Jaidson Pólvora.
Segundo o gerente de consultoria da Techware, as empresas que já possuíam um planejamento para digitalizar esses processos saíram na frente quando a pandemia começou. “Mesmo as empresas que nunca se debruçaram sobre o tema tiveram que encontrar uma solução que permitisse que seus profissionais, mesmo que a distância, pudessem performar e se sentir parte da equipe”, reforça.
Mariana Leda considerou essas mudanças desafiadoras, ainda mais durante um contexto de pandemia e a necessidade de agilidade no processo, mas acredita que valeu a pena. Na Scania, a solução para disponibilização das informações de RH nos dispositivos mobile está sendo liberada aos poucos para os colaboradores.
Sustentabilidade no radar
“A princípio, para os colaboradores está liberado a parte de consultas, o que já ajuda bastante, pois vários colaboradores solicitam os holerites”, relata Leda. “Para a Scania, além dessa agilidade dos processos, que é o que estamos visando com o mobile, também pensamos bastante na sustentabilidade e na redução do uso de papel que essa medida proporciona”, acrescenta.
A facilidade de acesso dos colaboradores que não estão na planta principal da empresa a todas as informações que precisam também foi destacada por Mariana como uma das vantagens desse tipo de tecnologia. “Nós divulgamos essa nova funcionalidade dentro da empresa no final de agosto e só na área de demonstrativos de pagamento já foram mais de 20 mil acessos”, comemora a analista da Scania.
“A cada dia, mais empresas estão aderindo a uma cultura de entrega, onde já não importa mais tanto o local ou o horário em que aquele profissional vai trabalhar, desde que se respeite a qualidade e as datas que as entregas tem que ser realizadas. Eu vejo que o grande desafio das empresas é disponibilizar ferramentas para que seus profissionais consigam fortalecer a cultura empresarial, sem esquecer da experiência do usuário”, conclui Jaidson Pólvora.
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