Benefícios

Operadoras ampliam serviços

Empresas especializadas consolidam produtos na área, beneficiando-se dos movimentos de mercado. Mas também atendem a várias outras necessidades do RH

de Jussara Goyano em 31 de janeiro de 2023
Maria Ester, da RB Serviços: benefícios são fator decisivo para quem muda de empresa (Crédito: Divulgação/ RB)

“Quem está empregado, de maneira geral, é mais crítico na escolha para mudar de empresa, considerando os benefícios como fator decisivo para essa mudança, ao contrário de quem está em busca de recolocação” comenta Maria Ester Domingues de Oliveira, diretora de RH da RB Serviços, empresa especialista em benefícios corporativos e vales-transporte.

“O benefício não só é uma maneira de encorpar a remuneração fixa, mas também uma forma de a empresa demonstrar valor para as suas equipes. Quando o funcionário se sente amparado com os benefícios, passa a ver não só o emprego com mais significado, mas também o faz pensar duas vezes antes de mudar de vaga”, entende a executiva, lembrando a pesquisa recente da Robert Half

A empresa mantém a tendência do colaborador no centro das estratégias na administração de benefícios, bem como a lógica de gestão atual: centralizar as soluções e facilitar a vida do RH.

“O benefício não só é uma maneira de encorpar a remuneração fixa, mas também uma forma de a empresa demonstrar valor para as suas equipes”

Já a Flash realizou dois lançamentos importantes em 2022, com suas novas unidades de negócio, Flash Expense e Flash People. São soluções que impactam a rotina de áreas estratégicas das companhias: o financeiro e o RH, respectivamente.


Maia, da Flash: “Estamos sempre próximos dos movimentos jurídicos que acontecem”

“Essas novas unidades de negócio surgem, pois alguns clientes já nos pediam para usar o cartão da Flash como um cartão em que o funcionário poderia colocar as despesas que ele faz em nome da empresa e também sinalizavam que, de forma geral, o time de Finanças tinha uma dificuldade bem grande em fazer a gestão dessas despesas corporativas”, informa Rafael Maia, CRO da Flash.

Por outro lado, muitos RHs tinham dificuldade em manter os dados atualizados de seus funcionários como documentos dos dependentes e endereço dos próprios funcionários. Com isso, uma solução all in one permitiria uma gestão centralizada e eficiente.

“Em 2023, iremos reforçar ainda mais nossa presença em benefícios flexíveis, mas também estaremos fortes com Flash Expense em despesas corporativas e com Flash People na gestão de pessoas.”

A meta da empresa é possuir cada vez mais soluções que se conectem com as reais necessidades de colaboradores e empresas. “Estamos sempre ouvindo clientes e o mercado para entender quais as principais dores e como podemos atuar de forma ágil no desenvolvimento de soluções para todos os envolvidos. Se os benefícios flexíveis da Flash estão de acordo com o PAT e preveem as devidas isenções às empresas”, prevê Maia.

“A Flash nasceu dentro do PAT, nós seguimos esse movimento e possibilitamos a segurança jurídica para as empresas. Estamos sempre próximos dos movimentos jurídicos que acontecem, pois é relevante para nossos clientes e atuamos para que eles tenham sempre o cenário mais positivo com nossa solução.”

A Ticket, por sua vez, pioneira em iniciativas e lançamentos no setor, deve consolidar seus produtos da modalidade multibenefícios em 2023. A empresa foi a primeira no uso de cartões com chip no País e a primeira a criar um benefício flexível, o Ticket Pagamentos (atual Pagamentos Edenred), em 2018, que permite o acompanhamento das despesas dos colaboradores (de forma ampla e não individual, respeitando a legislação). Com ele, os empregados podem realizar compras, pagar contas, fazer recarga de celular, consultar extrato e saldo etc., como informa Felipe Gomes, diretor-geral da empresa.

“Sempre estudamos alternativas de flexibilização capazes de atender às novas demandas sem ferir a legislação — como o PAT, acordos sindicais e leis trabalhistas. Com o avanço dos modelos home office e híbrido de trabalho, vimos crescer no mercado a demanda por esse tipo de benefício e lançamos em 2022 o Ticket Super Flex, produto multibenefícios com saldos de restaurante, alimentação, home office, bem-estar e educação, que visa atender às novas necessidades de empresas e trabalhadores e está e sempre esteve de acordo com o PAT, Programa de Alimentação do Trabalhador, que concede incentivos às empresas que nele se cadastram e que atua na garantia de condições de alimentação saudável aos empregados”, conta Gomes.

Gomes, da Ticket: a empresa foi a primeira
no uso de cartões com chip no País e a primeira a criar um benefício flexível

O usuário pode usar os benefícios de acordo com o contrato realizado pela empresa em que ele trabalha. Isso significa que só ficam disponíveis para ele os benefícios contratados e que só é possível transacionar com a solução nos estabelecimentos e instituições da modalidade em questão. 

Outra vantagem do Ticket Super Flex é a possibilidade de pagar contas de luz, água, internet e telefone/celular pelo próprio aplicativo da Ticket, disponível no benefício home office. Com as trilhas fechadas, o usuário não consegue utilizar um saldo da trilha Alimentação, por exemplo, em uma perfumaria. O produto também não permite o saque dos valores. 

“Vamos continuar investindo em inovação, para gerar novas soluções e aprimorar as já existentes. Para isso, seguiremos fomentando o ecossistema da inovação, incentivando iniciativas entre nossos colaboradores, além das parcerias com universidades e startups”, destaca Gomes.

Soluções integradas e apoio financeiro

Viviane, da Creditas: integração para facilitar a vida do RH

Viviane Sales, da Creditas, menciona um dado importante que é a demanda do funcionário em relação ao RH nos casos de endividamento — 91% dos colaboradores acham que o departamento pode ajudar. Foi um motivador para que a fintech, com expertise em empréstimos com garantia e financiamentos diversos entrasse no setor, oferecendo a solução completa em consignados em parceria com empresas privadas, à disposição para seus funcionários.

No CONARH de 2022, a empresa apresentou a Creditas @Work, plataforma com gestão integrada de benefícios flexíveis, que engloba a solução de consignados, antecipação salarial, cartão de benefícios, previdência e seguro saúde e de vida, além da Creditas Store, que permite compras e financiamentos com taxas abaixo do oferecido pelo sistema bancário tradicional. Também está disponível na plataforma, cujo acesso é feito via app mobile, conteúdo sobre planejamento e educação financeira. Para a empresa, a gestão de tudo isso é integrada.

Na onda dos benefícios flexíveis, a empresa teve a oportunidade de atender a mais esta necessidade de RHs e colaboradores. A carteira de produtos da Creditas Benefícios já conta com Cartão de Benefícios Flexíveis (Vale-alimentação, Vale-refeição, Premiação, Vale-Mobilidade, entre outros); Crédito Consignado Privado, Antecipação Salarial; Creditas Store (plataforma de compras com desconto do valor na folha de pagamento); Cursos e Programas de Educação Financeira e Previdência Privada, que contribuem com o bem-estar e a saúde financeira de quase 1 milhão de colaboradores. Agora, tem novidades no portfólio:  seguro saúde, seguro odontológico e seguro de vida viabilizados por uma parceria com a Minuto Seguros.

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