A inovação não pode ser vista como responsabilidade de uma única área dentro das empresas. Um estudo da consultoria Mckinsey mostra que companhias que promovem uma cultura organizacional inovadora (algo que, portanto, é inerente ao negócio e não a um departamento específico) têm 2,5 vezes mais chances de se tornarem líderes do seu setor. E a diversidade tem um papel importante na inovação, ainda segundo a Mckinsey, o que reforça a tese de que se trata de mentalidade e colaboração e não de comandos específicos.
Qual, então, o papel do RH nesse cenário? Na transformação digital das empresas, por exemplo, sua influência é estratégica – importância que, na verdade, pode ser estendida a todo tipo de mudança organizacional.
“Para liderar transformações, é preciso antecipar tendências, cuidar de pessoas e preparar sucessores”, lembra Mariana Moura Abreu e Silva, Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH MG e Diretora de Pessoas e Cultura na Cimento Nacional, sobre responsabilidades atribuídas por excelência ao RH, sobretudo ao longo do processo de digitalização nas organizações. A executiva reconhece o papel central do profissional de recursos humanos e a necessidade deste em dialogar com a alta liderança e desdobrar uma mentalidade inovadora.
Glauco Eros Zambonini, docente de Recursos Humanos do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), parece reforçar a aposta em uma cultura dirigida à inovação como a única forma de promovê-la nas organizações – e destaca que a capacidade de inovar exige um novo modelo de pensamento, mais criativo, como aponta uma famosa frase atribuída a Einstein e lembrada pelo professor: “Não podemos resolver problemas com o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos.”
“A criatividade está no cerne do desenvolvimento humano, especialmente quando aliada às novas tecnologias”, destaca sobre o que seria fundamental a um mindset inovador, envolvendo toda a equipe. Segundo o especialista, a interação entre criatividade e tecnologia está promovendo soluções inovadoras em diversas áreas, como contabilidade, direito e engenharia, transformando mercados e, sobretudo, culturas organizacionais – nesse tabuleiro, o xeque-mate é da gestão de pessoas, mas todas as peças se movimentam para essa transformação.
Fernando Viriato de Medeiros, VP Sênior de Talento e Cultura da Accor e jurado da premiação Melhor RH Innovation, por sua vez, também parece apoiar a tese de que a inovação depende de uma mentalidade inovadora exigida a toda a equipe, liderada por um RH disposto a assumir o bônus e o ônus de todo e qualquer processo de mudança: “A inovação não é apenas a implementação de novas ideias e processos. Trata fundamentalmente da coragem de criar e liderar uma transformação e de assumir riscos. Reconhecer essas atitudes inspira a comunidade de RH a desafiar o status quo em benefício dos negócios, das pessoas e das comunidades”.
A inovação no RH será tema do Fórum Melhor RH Innovation
O painel “Inovar pertence a todos” será um dos destaques do Fórum Melhor RH Innovation, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, de forma on-line e gratuita. Nesse momento, o debate será voltado às estratégias de liderança necessárias para cascatear a cultura de inovação .
Sob esta e diversas outras nuances do mundo corporativo, o Fórum, promovido pela Plataforma Melhor RH e pelo CECOM – centro de Estudos da Comunicação, reunirá especialistas para debater, sobretudo, o papel do RH na construção de ambientes corporativos mais inovadores, colaborativos e preparados para o futuro do trabalho.
O Fórum é um desdobramento da Premiação Melhor RH Innovation, que reconhece cases de inovação que estão transformando a gestão de pessoas. Para aqueles que desejam uma experiência presencial e aprofundada sobre o tema, além de networking de qualidade, o evento que revelará os premiados acontecerá no dia 11 de março, no Teatro CIEE, São Paulo (SP). Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos por R$285,00 até o dia 21/02, pelo e-mail giulia.mel@revistacomunicacao.com.br.
Mais informações sobre como participar do Fórum Melhor RH Innovation estão no link: https://bit.ly/FMRHINN