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Digitalização do processo de contratação otimiza fluxos e permite atuação estratégica do RH

Empresas apostam em soluções para admissão digital de talentos e tiram o RH da "era das cavernas" dos processos de contratação

de Danilo Mendes em 18 de novembro de 2021

Empresas brasileiras possuem em média 4,5 colaboradores envolvidos em processos de contratação e candidatos precisam se locomover até a empresa 3 vezes antes de finalizar o processo de contratação, segundo dados da pesquisa realizada pela unico, IDTech de soluções de proteção de identidade, em parceria com o Instituto Locomotiva e da Cia de Talentos.

Nesse contexto, a necessidade de agilizar os processos de admissão e facilitar o acesso dos futuros colaboradores se tornou prioridade durante a pandemia. 

Para discutir esse novo panorama, Marcelo Nóbrega, Especialista em Inovação e Tecnologia em RH da Falconi, conduziu o painel “Tchau, burocracia”, durante o Fórum Melhor RH TECH. Participaram dessa discussão Daniel Machado, CEO da EDC Group e Filipe Bertocco, Senior Solutions Consultant da unico IDtech.

Daniel Machado, CEO e Diretor da EDC Group, fundou a empresa com o objetivo de criar uma solução de terceirização de mão de obra especializada em 2010. Prestando serviços para indústrias e grandes empresas, Daniel Machado enfrentou o grande desafio de conseguir contratar pessoas em diversas regiões do país tendo seu escritório instalado em São Paulo. 

Era das cavernas?

“Como eu vou crescer a minha empresa, atender os meus clientes que querem velocidade, se meu processo de admissão é da era das cavernas? O candidato tem que vir presencialmente, assinar os documentos e o nosso negócio no começo era baseado num processo muito moroso”, relata o CEO da EDC. 

De acordo com Daniel, havia apenas duas possibilidades para o candidato ser contratado. Ele precisava dirigir até o escritório em São Paulo, passando o dia entregando documentos e fazendo os exames admissionais ou enviando seus documentos pelos correios. Nesse processo, as contratações mais rápidas aconteciam em 5 dias úteis.

“Nesse processo existiam diversos problemas, como os envelopes se perdendo no meio do caminho, onde tínhamos um grande transtorno por não conseguirmos contratar a pessoa e ela ainda tinha seus documentos extraviados”, explica Machado. Além disso, por o processo ser manual, Daniel conta que também já aconteceu de enviarem os documentos assinados para a pessoa errada.

Nova tecnologia

Para reverter essa situação, em 2018 Daniel Machado buscou em uma feira de recursos humanos a solução de uma startup para digitalização do processo de contratação. “Fui talvez o segundo cliente deles e desde 2018 nós começamos a digitalizar esses processos de admissão. Agora, três anos depois, estamos com uma nova tecnologia, nós já evoluímos bastante e isso trouxe muita agilidade”, relata.

Essa nova estratégia possibilitou a EDC Group a competir com os concorrentes que possuíam escritórios instalados em todo o país, podendo contratar remotamente pessoas residindo em qualquer lugar.

Filipe Bertocco, Senior Solutions Consultant da unico IDtech, destaca que em pesquisa realizada em parceria com o Instituto Locomotiva e a Cia de Talentos, 6 em cada dez empresas alteraram seu método de contratação após a pandemia – 97% dessas companhias não querem voltar para o processo anterior. 

Caminho sem volta

“Temos uma solução de admissão digital onde nos comprometemos a fazer o processo admissional, desde a aprovação da equipe de seleção até o momento que a pessoa inicia o trabalho na empresa. Hoje temos clientes finalizando o processo de contratação em 40 minutos”, destaca Bertocco.

Segundo Filipe Bertocco, a digitalização desses processos traz diversos benefícios para os candidatos, que não precisam mais se locomover até a empresa e para os contratantes, que podem realizar todo o processo de maneira mais sustentável, reduzindo o uso de papel. “O RH se torna mais estratégico com o tempo que ganham digitalizando esses processos. Temos inúmeros cases de clientes em que o setor de recursos humanos deixou de lidar com essa burocracia para conseguir se preocupar com o que realmente importa, que são as pessoas”, reforça Filipe Bertocco.

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