#FMRHFC

Flexibilidade, Produtividade e Saúde Mental

Nova realidade exigiu agilidade da Nissan para manter o engajamento e bem-estar dos colaboradores

de Gabriel Alves em 30 de setembro de 2021

Com atuação em quatro países da América do Sul, a Nissan precisou se reinventar de forma virtual no setor de RH, no qual foi demandado agilidade para adaptar a empresa à nova realidade.

Adoção da rotina remota

Evelyn Beatriz, Gerente de Talent Management e Cultura América do Sul da Nissan, comentou as estratégias de adoção do trabalho remoto, algo que já vinha sendo estudado desde o início de 2020.

“Começamos a adotar o virtual office em dois dos nosso grandes centros desde 2018, onde, no primeiro momento, tinha o objetivo inovar e também olhar para o equilíbrio da vida pessoal e profissional”, disse Evelyn.

Como parte da iniciativa cultural, a Nissan também lançou um novo conceito de dress code na empresa, denominado your way. Esse novo conceito deu aos colaboradores a oportunidade de expressar sua diversidade por meio de suas vestimentas.

Segundo Evelyn, diante da pandemia da covid-19, foram adotadas medidas de contenção que levassem as pessoas ao trabalho remoto, com a melhor adaptação possível.

“Todos os dias, fazemos um trackin com as pessoas, avaliando se apresentam sintomas do vírus, pois mesmo trabalhando de casa achamos importante fazer esse acompanhamento com nosso time de saúde”, explica Evelyn.

Medidas de Flexibilização

A criação de espaços virtuais para repasse de orientações, que também servissem como base de escuta para melhor entender o sentimento dos colaboradores, também foi importante naquele momento. “Criamos um fórum de transmissão de informações, mas também de escuta que possibilita entender de que maneira estava a população em relação ao vírus”, diz Evelyn.

A adoção de medidas, como férias coletivas, frente às incertezas do tempo de duração da quarentena também foi algo viabilizado pela empresa. Ansiedade, insegurança e diversos outros sentimentos relacionados ao medo e ao isolamento social também foram sentidos pelos colaboradores, que tiveram o suporte necessário nesse momento delicado.

“A mudança do trabalho presencial para o trabalho remoto de maneira imediata causou diversos efeitos. Foi necessário saber lidar com o excesso de controle e buscarmos entender de que maneira seria possível agir preventivamente”, destacou Evelyn. 

Efeitos Positivos 

De acordo com Evelyn Beatriz, houve a criação de um novo programa para dar visibilidade ao que a Nissan faria frente a esse novo momento. O programa tem alguns eixos, dentre eles, a esquematização do trabalho híbrido, o suporte financeiro e a humanização através do digital.

“Quando reduzimos a carga de trabalho na sexta-feira, o feedback foi positivo. Com quatro horas a menos de trabalho, as pessoas tinham tempo para descansar e aproveitar o final de semana com a família”, explica Evelyn.

O lançamento de um aplicativo voltado para a saúde mental também foi uma das iniciativas adotadas pela Nissan, que faz um diagnóstico das pessoas e libera a terapia adequada para cada uma. 

Quer saber mais?

Clique aqui para assistir a live do 1º dia do fórum

Clique aqui para assistir a live do 2º dia do fórum


Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail