BlogaRH

Job Crafting: como alinhar o trabalho com as suas necessidades

Com a metodologia, é possível descobrir aspectos mais agradáveis de qualquer trabalho para torná-lo mais gratificante e produtivo

de Thiago Balieiro em 1 de setembro de 2022
Gajus/ Freepik.com

A forma como as pessoas encaram e conhecem o mercado de trabalho vem mudando ao longo dos últimos anos.  De empregos e funções cada vez mais específicas até ambientes que exigem profissionais multitalentos, surgiu um novo conceito: job crafting. Este conceito se refere a uma prática de reconstrução do significado de trabalho contrário à definição de engessamento de responsabilidades. 

Os britânicos, por exemplo, dedicam em média 3.507 dias ao trabalho durante a vida. Apesar de passar tanto tempo trabalhando, muitas pessoas não gostam do que fazem. De acordo com uma pesquisa da Gallup, há 1 bilhão de trabalhadores em período integral no mundo todo e apenas 15% se sentem engajados na função.

Amy Wrzesniewski, professora de comportamento organizacional na Faculdade de Administração de Yale, organizou uma pesquisa em 2012 em um hospital dos Estados Unidos para investigar como os funcionários davam mais sentido ao trabalho. Ao entrevistar a equipe de limpeza do hospital, os pesquisadores encontraram um grupo de faxineiros que não se consideravam parte da equipe de limpeza, mas sim uma parte importante da equipe terapêutica da instituição. O trabalho para eles era significativo e gratificante, não só algo que faziam para pagar as contas.

É certo que até mesmo os trabalhadores mais satisfeitos ficam entediados de vez em quando. Mas esse sentimento constante de insatisfação ou desmotivação com o trabalho, de iniciar a semana já esperando pelo fim dela, pode acabar se tornando cansativo e até mesmo frustrante. Isso além de ter um imenso impacto sobre a saúde e bem-estar do funcionário. 

Para além da demissão

Mas claro que existe outra forma de encontrar sentido e satisfação no trabalho sem precisar pedir demissão. E é neste sentido que a metodologia do job crafting atua. Ela possibilita a implementação de medidas proativas para reformular o trabalho por meio da personalização de tarefas, relacionamentos e percepções. Basicamente, a ideia é permanecer no mesmo cargo, mas ajustar alguns elementos em busca de mais satisfação.

Com esta metodologia, é possível descobrir aspectos mais agradáveis de qualquer trabalho para torná-lo mais gratificante.

Um ponto importante de destacar: este método não significa mudar completamente de função. A ideia é identificar mais aspectos agradáveis no trabalho que possam aumentar a felicidade, a satisfação e, por fim, a produtividade. Portanto, é uma técnica positiva tanto para os funcionários quanto para os empregadores. 

Tudo isso adotando a premissa de que as pessoas são protagonistas das suas carreiras, essencial para incentivar a realização dessas atividades e o alcance de objetivos concretos. Assim, o funcionário poderá ter uma nova percepção a respeito de seu trabalho e transformar sua postura profissional.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Thiago Balieiro

Head de RH do Sorte Online, plataforma de inovação em serviços de jogos oficiais das loterias federais.