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Respeito como ponto de encontro para as equipes

Denise Brito, da Sodexo, detalha as estratégias para o planejamento de comunicação para o Mês da Diversidade da Sodexo

de Redação em 14 de julho de 2021

O ano de 2021 já possui um marco especial para a equipe de Comunicação da Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil: foi executada a primeira edição do mês da Diversidade promovido pela empresa em um evento interno totalmente online. Foi uma programação intensa entre palestras, workshops e diversas outras ações para seus colaboradores, com 41 ativações programadas entre e-mails, WhatsApp, podcasts, figurinhas, background e vídeos.

Toda a régua de comunicação teve o norte os pilares da empresa que são: Gerações, Gênero, Pessoas com Deficiência, Cultura e Origens e Orientação Sexual. “A diversidade e inclusão está no nosso DNA e reconhecemos o valor da diversidade para o negócio Sodexo no mundo inteiro, e é por isso que reforçamos nos cinco pilares no dia a dia dos colaboradores”, explica Denise Brito, gerente de Comunicação Interna e Diversidade & Inclusão da Sodexo, durante o Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.

Jornada

Denise compartilha as principais metas traçadas pela comunicação estava engajar os colaboradores nas ações e palestras, reforçar o posicionamento Sodexo sobre Diversidade e, principalmente, promover a diversidade e os cinco pilares da Sodexo

“O kickoff foi para nosso comitê executivo. Tivemos um treinamento de liderança inclusiva justamente para eles entenderem o papel da liderança e como eles podem aplicar isso na prática e quão importante é eles serem porta-vozes da diversidade dentro da empresa”, explica.

Engajamento

Já a palestra do Valor da Diversidade tinha como objetivo a sensibilização sobre grupos em vulnerabilidade social, destacando a importância da diversidade de pessoas, sociedade e organizações e os resultados da inclusão para os negócios. “Tivemos um pico de participantes de 270 colaboradores o que é muito expressivo para nós”, celebra Denise.

Ela conta que na semana sobre orientação sexual foram lançados três podcasts – uma ferramenta ainda nova para Comunicação Interna da Sodexo. A aposta para o diferencial e tornar o conteúdo personalizado foi contar com a participação dos próprios colaboradores para gravar para ser mais personalizado. Denise, reforça que esse foi um cuidado constante para o evento: “trouxemos os colaboradores para fazerem parte de toda a campanha”.

Equidade de Gênero

Denise destaca a participação de Janaína Gama, da Mais Diversidade em algumas palestras, como na sobre equidade de gênero, em que abordou o histórico do Movimento Social pelo Direto das Mulheres e conceitos e indicadores da Equidade de Gênero, conceitos. Além da diferenças entre femininos e machismo, e entre feminismo e femismo, assim como a violência contra a mulher, a pandemia invisível, e quais as ações propositivas a serem tomadas.

Destaques

Já na semana sobre Cultura e Origens, a programação contou com a parceira Migraflix. Os colaboradores foram convidados a aprender a fazer bonecas Abayomi, sobre a dança Zulu e também a fazer a Cachapa, comida típica da Venezuela. “Foi uma delícia essas experiências. Na semana de Orientação Sexual fizemos um especial sobre o Dia dos Namorados com a participação de histórias de nossos colaboradores. E no pilar de Gerações produzimos um video com vários colaboradores falando sobre o futuro do trabalho a importância das diferentes gerações”, conta Denise.

Identidade visual

Denise explica o conceito de comunicação, que leva o mote “Respeito: o nosso ponto de encontro”, e a parte visual que foi planejada com as cores dos pilares da Sodexo e iniciam como uma bandeira. “Não são exatamente as cores da bandeira da LGBTQIA+, mas elas vão se desdobrando em vários caminhos, como se fossem do metro. Elas representam as qualidades que no unem independente dos caminhos que nós usamos”, explica Denise.

Outro detalhe ficou por conta da escolha da fonte utilizada: a Gilbert, que é em homenagem ao criador da bandeira da diversidade. Assim como as imagens que utilizadas em toda a campanha, que remetem ao estilo urbano. “O objetivo é fortalecer a diversidade e aceitando que nós somos infinitos em nossas características e que por trás de cada pessoa tem uma história a ser contada”, reforça.

Saiba mais

Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores é um co-branding entre as plataforma Melhor RH e Negócios da Comunicação. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?

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