#FEMCC

Destaques sobre engajamento no #FEMCC

de Redação em 3 de agosto de 2023


O 2° Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores foi um pólo de insights e cases em comunicação interna e gestão de pessoas, abordando os principais tópicos ligados a essas áreas nas organizações.

Para grande parte dos participantes, o diferencial para ser bem sucedido em engajar pessoas está na criatividade e simplicidade nas soluções de comunicação, no cuidado em promover as interações e na preocupação em comunicar com autenticidade o propósito da empresa. Os painéis revelaram debates que foram destaques nesse sentido, além de destacar a importância da métrica ao mensurar ações e projetos em prol do engajamento do time.

O evento foi promovido em abril pelas Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH, ambas do Centro de Estudos da Comunicação – CECOM, com transmissão pelo Youtube de ambas as plataformas. Alguns recortes sobre engajamento podem ser relembrados a seguir.

Autenticidade balizando o clima organizacional

Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, o propósito da empresa deve ser genuíno, e vivenciado dessa mesma forma. Comunicar um propósito seria um processo inócuo para reter pessoas se este não for verdadeiramente experimentado pelo time – o clima organizacional não seria favorável à retenção de talentos.

“Ninguém quer ficar num ambiente que seja tóxico. As pessoas querem ficar num ambiente onde tenham esse sentimento de pertencimento”, lembra a executiva, no entendimento de que o ambiente desfavorável é inversamente proporcional a um propósito verdadeiro, presente no dia a dia do colaborador.

Não é só comunicar o propósito – ressalta Eunice – sem que o talento o perceba na dinâmica organizacional, nas relações. E é preciso monitorar a pecepção do indivíduo sobre o tema para constatar o pouco envolvimento e engajá-lo com ações sob medida.

Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer também defende o monitoramento, não só sobre propósito, mas sobre os temas estratégicos da companhia. Para ele, ter métricas é fundamental:
“É importante ter dados sobre como colaboradores estão consumindo conteúdo nas empresas”, entende. O que envolve avaliar a forma e a essência da comunicação capaz de promover engajamento nas empresas, levando à melhor e mais simples solução para reter talentos.

Diálogos contínuos
A comunicação interna pode auxiliar também ao promover modelos e práticas assertivas de comunicação interpessoal sobre o trabalho, principalmente no que diz respeito ao famigerado e mal-interpretado feedback. Longe de ser punição, pode se configurar na forma mais importante de interação promovida nas empresas. Por isso deve ser feito com cuidado.

“Muita gente não entende seu real significado”, destaca Larissa Schlosser, Analista de Recursos Humanos do Hospital Israelita Albert Einstein. A executiva lembra que esse momento não deve ser apenas parte da avaliação de desempenho, mas deve integrar de um “diálogo contínuo”, referindo-se à expressão usada em sua empresa para designar o feedback. Mostra que se trata, de uma forma positiva, de “uma troca entre uma ou mais pessoas”, com continuidade e respeito.

O desafio pós-pandemia

Para além da má fama do feedback, quando se trata de lideranças, a comunicação deve ser ainda mais cuidadosa. Seja pelo viés estratégico que esta deve ter, seja pela sua influência nos níveis de engajamento do colaborador.

Para José Luís Ovando, Sócio-Diretor de Estratégia da Supera Comunicação, “quanto maior a empresa, maior o desafio”, no que diz respeito a formar líderes comunicadores. “Entendo que estamos vivenciando um momento atípico na forma como a sociedade se utiliza da comunicação”, destaca Ovando, certo de que isso se reflete nas relações e comunicação interna das organizações.

Sua fala no evento foi sobre o papel da ludicidade na comunicação e na gestão de pessoas, o que ele associa aos níveis de confiança e bem-estar encontrados pelo colaborador nas empresas, o que estaria, também, intimamente ligado à relação com as lideranças.


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O tema deste fórum é também fio condutor de premiação promovida pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, que está com inscrição antecipada de cases aberta para sua segunda edição. Para acessar o regulamento, clique aqui.

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Sobre o 2° Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.

Assista ao primeiro dia do evento aqui

Assista ao segundo dia de evento aqui

(com trechos de reportagem publicada originalmente no Portal da Comunicação)

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