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Employer branding aumenta o engajamento de colaboradores

Pensar e desenvolver iniciativas que estejam alinhadas aos desejos, expectativas e necessidades de quem usufrui da empresa no dia a dia é fundamental

Todos os profissionais enfrentaram muitos desafios nos últimos meses, incluindo demissões e reorganizações de organogramas. Têm sido períodos com motivos de sobra para que as empresas experimentem a ascensão ou a queda de sua reputação aos olhos dos profissionais. E, por conta dessa verdadeira montanha russa, é ainda mais crucial que o employer branding se mantenha em alta no radar das empresas.

Para atrair e reter os melhores talentos do mercado, é importante investir na percepção positiva dos colaboradores sobre a companhia. Pensar e desenvolver iniciativas que estejam alinhadas aos desejos, expectativas e necessidades de quem usufrui dela no dia a dia é fundamental para as empresas que de fato buscam manter o engajamento e a satisfação de seus profissionais.

Na busca por garantir essa experiência positiva aos colaboradores, as empresas precisaram se reinventar. Muitas intensificaram o investimento na gestão humanizada, enquanto outras revisaram ou ampliaram benefícios. O deslocamento dos funcionários também passou a entrar no radar com a contratação de ônibus fretado, oferecendo assim uma opção de transporte coletivo mais seguro e confortável aos funcionários – sem aglomerações, atrasos e longos períodos nos pontos de espera.

Não é só isso. Ao oferecer uma opção coletiva de deslocamento entre casa e trabalho para os colaboradores, a organização contribui com a redução de veículos particulares pelas principais vias públicas. Assim, colabora para que a emissão de gases poluentes seja menor e reforça seu compromisso com o meio ambiente.

O estudo da Robert Half e da Happiness Works mostra que colaboradores mais felizes beneficiam o negócio de diversas maneiras. Eles são mais resilientes e leais, trabalham melhor e são mais saudáveis. Tem ainda os que se tornam embaixadores naturais da organização. Tudo isso, quando bem estruturado, se reverte no fortalecimento do employer branding, ou seja, da marca empregadora, como uma empresa preocupada com o ser humano.

Sei que o caminho não é simples, mas é compensador. Constatar no dia a dia que o seu time está satisfeito não tem preço. Isso sem falar nos benefícios que vêm a médio e longo prazo: quanto mais os colaboradores estão felizes, menor tende a ser o turnover, o que significa que serão menores as chances de sua empresa perder seus grandes talentos e que ela está em boa condição de atrair outros de valor semelhante.

Não tenho dúvidas de que as organizações que estão se empenhando em ser genuinamente solidárias, empáticas e preocupadas com os colaboradores – das ações simples às mais complexas – em um momento de tantas dificuldades para todo o planeta, colherão bons frutos no futuro. As boas impressões, certamente, não ficarão na mente e no coração apenas dos colaboradores profissionais, mas também de toda a comunidade ao redor.

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Antonio Carlos Gonçalves

É CEO do Fretadão